Compartilhe

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PED-PT: EX-PREFEITO DE BARREIRINHAS VAI COM MONTEIRO NO SEGUNDO TURNO

Depois de uma conversa com a direção nacional do PT, o prefeito cassado de Barreirinhas, Miltinho Dias, voltou de Brasília convencido a apoiar o candidato a presidente Raimundo Monteiro, ligado à tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma do deputado Washington Oliveira.

Monteiro saiu em vantagem no primeiro turno da disputa pela presidência estadual do partido, no Processo de Eleições Diretas (PED-PT). Ele tem pouco mais de mil votos à frente do seu adversário Augusto Lobato, candidato oficial do deputado Domingos Dutra.

O ziguezague de Miltinho é uma baixa considerável na base de Lobato/Dutra. O preferido do ex-prefeito era Rodrigo Comerciário. Em Barreirinhas existem 742 filiados, mas cerca da metade votou no primeiro turno.

Dos 374 votos válidos, Rodrigo Comerciário levou 270, Augusto Lobato 45 e Raimundo Monteiro 40. Comerciário fechou com os dutristas na segunda etapa, mas os votos de Barreirinhas, segundo Miltinho, serão de Monteiro.

Reproduzindo os conselhos da direção nacional do PT, o ex-prefeito disse que no Maranhão a aliança com o PMDB é necessária para eleger Dilma Roussef presidente em 2010.

“Vamos esquecer o Sarney e falar que o PT vai se aliar ao PMDB”, separou, anunciando sua preferência pelo projeto peemedebista no Maranhão.

O candidato da CNB recebeu ainda o apoio dos ex-presidenciáveis petistas Fransuíla Lopes, de Balsas; e Edmilson Carneiro, do Baixo Parnaíba.

Domingo 6 haverá eleição para as cabeças dos diretórios estadual e municipal de São Luís. Na capital concorrem Fernando Silva e Joab Jeremias.

A eleição para a presidência estadual do PT é simbólica. Não decide quase nada sobre a tática eleitoral do partido em 2010.

A guerra pra valer será em março, no encontro de delegados indicados de acordo com a votação das chapas no PED.

Aí sim, o PT vai optar. A aliança com o PMDB é a menos provável.

O blogue tem posição. Os petistas devem marchar com o PC do B em 2010. Nem Sarney, nem Jackson.

CONTROVÉRSIAS

No pequeno mundo da estrela vermelha, Miltinho Dias disputa com Joab Jeremias o troféu de ecumenismo político.

O primeiro cerrou fileiras com Rodrigo Comerciário no primeiro turno. Foi cassado em Barreirinhas por ação de Albérico Filho, primo de Sarney, cacique do PMDB. Por fim, abandonou Comerciário e resolveu marchar com Monteiro, convertido à tese de que o PT precisa fazer aliança com os peemedebistas que o cassaram em Barreirinhas.

O segundo foi o maior parceiro de Rodrigo Comerciário no PED, mas é fiel e grato também ao secretário de Trabalho do governo estadual, José Antonio Heluy, de quem é funcionário. Jeremias defende candidatura própria do PT no ano que vem. É assessor do governo Roseana, mas recebe apoio dos chamados “radicais” petistas.

Nenhum comentário: