Compartilhe

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RÁDIO CONQUISTA SOB NOVA AMEAÇA

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltaram a monitorar de perto a rádio comunitária Conquista FM, sediada no Coroado.

Segundo Newton César, diretor da Conquista, os fiscais foram ontem à rádio “atualizar o endereço” e verificar o funcionamento.

A emissora é uma das poucas comunitárias do Maranhão a executar uma programação educativa e cultural, como deveria ser o conteúdo radiofônico.

A rádio não tem autorização do Ministério das Comunicações, apesar de ter pleiteado a licença há cerca de cinco anos.

Por outro lado, uma emissora evangélica nas proximidades do Coroado – “Ondas de paz” – conseguiu autorização em tempo recorde e só faz proselitismo religioso em toda a programação.

O monitoramento da Conquista é uma constante da Anatel, em algumas ocasiões com o reforço da Polícia Federal, quando o cerco é feito sob ordem judicial.

Dois diretores da rádio já foram processados. Um deles condenado e a pena convertida para a “prestação de serviços comunitários.”

7 comentários:

Francisco José Araujo disse...

Qual será o grupo político tem interresse na manutenção desse latifúndio. Nem dá para comparar... o poder destrutivo desse grupo... com o do V... primeiro esse grupo depois o V...
Senão nós nunca chegaremos a lugar nenhum... O estado mais pobre, com o menor número de rádios comunitárias... Isso aqui é um inferno... Só no inferno a Pomba GIra pode governar...

Anônimo disse...

Te parabenizo pelo blog, Edwilson. Admiro sua competência e capacidade intelectual. Abraços de Guibson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
Muita gente diz por aí que o carrasco das rádios comunitárias é o carcamano Joaquim Haickel, deputado estadual do PMDB, dono de várias empresas de comunicação.
Ed Wilson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Guibson,
Obrigado pela visita. Seja bemvindo sempre.
Ed Wilson

Rosana de Oliveira disse...

A anatel devia procurar fazer coisas mais interesante do que perseguir gente de bem que só que o melhor para sua comunidade.

Oficina de Capacitação de Radislistas Comunitários disse...

Postei a denuncia em www.abracocentrooeste.ning.com . Infelismente a boa radicalidade dos companheiros da Conquista em se manter no ar lhes impede de enxergar o caminho para a legalização, se continuarem assim por muitos anos vão continuar sujeitas a esse tipo de repressão. ABRAÇO FORTE

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Rosana,
De fato a Anatel tem os olhos acesos para as rádios comunitárias, mas faz vista grossa para emissoras comerciais que funcionam irregularmente.
A luta é grande e a nossa saída é montar mais rádios comunitárias, com conteúdo de qualidade, para disputar espaço no latifúndio da comunicação.

Joaquim,
Obrigado pela divulgação. De fato a Conquista radicaliza na política, mas não acelera a documentação para conseguir a licença.
Tem muitos problemas organizativos, mas o pessoal trabalha com muito amor e dedicação na rádio.
ED Wilson