Compartilhe

sexta-feira, 11 de junho de 2010

INTEGRANTES DA CNB ENVIAM CARTA À DIREÇÃO NACIONAL DO PT

VEREADORES, DIRIGENTES E MILITANTES DO PT EM TODO O MARANHÃO DEFENDEM O RESULTADO DO ENCONTRO DE TÁTICA ELEITORAL, ASSEGURANDO A COLIGAÇÃO ENTRE O PT E O PC do B, COM A CANDIDATURA DO DEPUTADO COMUNISTA FLÁVIO DINO AO GOVERNO DO MARANHÃO.

A CARTA É DIRECIONADA AO COMANDO DA TENDÊNCIA CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL (CNB) E À DIREÇÃO NACIONAL DO PT.

Os companheiros e companheiras abaixo-assinados, integrantes da CNB no Maranhão, dirigimo-nos à Direção Nacional do PT para manifestar nossa posição acerca da conjuntura e do papel dos petistas no cenário maranhense em 2010:

No Encontro de Tática Eleitoral, realizado no final de março, em São Luís, o PT do Maranhão decidiu formar aliança com o PC do B. As diversas correntes do partido debateram exaustivamente, apresentaram seus argumentos e votaram. Tudo ocorreu sob os olhos do dirigente nacional Paulo Frateschi.


A decisão tomada precisa ser considerada. Não é justo calar a vontade e o voto de companheiros e companheiras que aprenderam a participar da vida democrática nas lutas contra a ditadura militar, na campanha pelas Diretas Já, na Assembléia Nacional Constituinte e em tantos outros embates, com destaque para a primeira eleição do companheiro Lula em 2002.


A decisão sobre a tática eleitoral, pela aliança com o PC do B, não é um fato isolado na conjuntura política maranhense. É fruto do acúmulo da campanha à Prefeitura de São Luís, em 2008, quando formamos a coligação Unidade Popular, reunindo petistas e comunistas, chegando ao segundo turno com o grito da vitória preso na garganta.


À época, com as bandeiras vermelhas tomando conta da capital do Maranhão, a companheira Dilma Roussef esteve em São Luís, no memorável comício da praça Deodoro, manifestando publicamente seu apoio à coligação Unidade Popular, que teve como candidato a prefeito Flavio Dino (PC do B) e o vice Rodrigo Comerciário (PT).


Dilma e Dino, o PT e o PC do B, são aliados históricos na construção de um projeto nacional no campo da esquerda brasileira, liderado pelo presidente Lula. A ampliação deste projeto, no Maranhão, passa necessariamente por uma candidatura afinada e comprometida com os princípios e as políticas públicas implementadas até agora e com perspectivas de melhorias a partir de 2011.


O Maranhão crescerá junto com o Brasil se tivermos afinidade ideológica, construção programática e vontade política, características que nos unem pela cor vermelha, pelos símbolos da estrela, da foice e do martelo, pelas práticas, sonhos e desejos de melhorar a nossa realidade.


Há dois anos iniciamos a construção de um pólo democrático-popular no Maranhão, vislumbrando o futuro próximo de 2010. Chegamos aqui reiterando este propósito, com a acertada decisão do Encontro de Tática Eleitoral.


Dilma Roussef é a nossa candidata a presidente. Estamos afinados com o projeto nacional. Não há como negar esse fato.


Se a direção nacional anular ou inverter o resultado do Encontro de Tática Eleitoral, esta atitude será imensamente desfavorável à nossa candidatura presidencial.


Há um clima de enorme expectativa. O Maranhão inteiro olha para o PT, observa, analisa e opina. Estamos no foco das eleições de 2010. Todos os dias as manchetes dos jornais alimentam especulações sobre uma eventual intervenção do Diretório Nacional, anulando o resultado do referido encontro.


Vivemos um momento decisivo. Ou fortalecemos o campo democrático-popular e avançamos para disputar o governo com chances de vitória, ou retrocedemos oxigenando a candidatura do grupo liderado pelo senador José Sarney, do PMDB, cuja essência é DEMista, herdeira da Arena e do PDS.


O PT do Maranhão, ao coligar-se com o PMDB, vai revitalizar um grupo político que chega aos estertores do seu mandonismo.


Diversos militantes e dirigentes da CNB, orgânicos e simpatizantes, na capital e no interior do Maranhão, estão decididos a engajar-se na campanha de Flavio Dino. Uma eventual anulação do Encontro de Tática será desastrosa para todos nós.


Não há consenso, no nosso campo, acerca do apoio à candidatura do PMDB no Maranhão. Pelo contrário. Há muitas divergências. Porque é inconcebível à larga maioria da CNB uma aliança com o atraso, levando-nos a apoiar um projeto nocivo ao povo do Maranhão.


Há um cenário favorável à construção de uma terceira força político-eleitoral, liderada pelo PT e pelo PC do B. A configuração deste bloco ganha mais força com a candidatura de Flávio Dino (PC do B) ao Governo do Maranhão.


Temos uma chapa competitiva, com base social e partidária, forte, capaz de ganhar a eleição e fazer um governo progressista no Maranhão.


Só temos um pedido a fazer à Direção Nacional do PT: considerem o resultado do Encontro de Tática Eleitoral e deixem valer o resultado, construído no debate e no voto, que assegurou a coligação dos petistas com os comunistas.

Pois, os princípios democráticos e o respeito aos fóruns do PT marcam a nossa história de construção de um partido socialista e de massas, que busca a transformação social e a consolidação de uma forma diferente de fazer política.


Pelo bem do Maranhão e do Brasil. DILMA ROUSSEF PRESIDENTA, FLAVIO DINO GOVERNADOR!


Nivaldo Araújo
- Presidente da CUT-MA


Chico Sales
- Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAEMA)


Eduardo Pinto
- Presidente do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)


Deuzt Calvacante
– Vereador de Santa Inês


Raimundo Diogo
– Vereador do PT de Coroatá -MA


Guilherme Zagalo
– Vice-Presidente da OAB-MA


Marcos Vandaí
- Dirigente da CUT-MA


Moacir Filho
- Sindicato dos Comerciários e dirigente da CUT


Marinaldo Alexandre
– Vereador do PT de Grajaú


Valdemar Ferreira
– Vereador do PT de Satubinha


Maria de Sousa Lira –
Ex-Prefeita do PT de Bom Jesus das Selvas


Francisco Domingos (Bilú) –
Jornalista e do PT de Santa Luzia do Paruá


Marlon Botão
– Executiva Municipal do PT de São Luis – MA


Chico Miguel
- Vice-Presidente da FETAEMA


Ana Maria Oliveira
- Sec. Geral da FETAEMA


Fernanda Oliveira Ferreira
- Coord. da Juventude da FETAEMA


Joaquim Alves de Sousa
- Sec. de Política Agrária da FETAEMA


Ed Wilson Araújo
– Jornalista, professor da UFMA, Diretor do SINDSEP


Marla Silveira
- Setorial de Cultura do PT-MA


Luzimar Brandão
– Diretora do Sindicato dos Ferroviários e do Movimento Negro


Sônia Maria Ferreira
– Sindicalista da FUNASA, militante da base do SINDSEP


Maria Adriana Oliveira
- Coordenação de Mulheres da FETAEMA e da CUT/MA


Manoel Lages
- Diretor do SINDSEP


Valter Cézar
- Diretor do SINDSEP


Domingos Cantanhede
– Assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura
(FETAEMA)


Ricardo Gonçalves
-
Membro do Diretório do PT de Pedreiras – MA


Elisene Castro Matos
- Membro do Coletivo Estadual de Cultura


Delzuita Silva Silveira
- Membro do Setorial de Cultura


Katiane Silva Azevedo
- Membro do Setorial de Cultura


Luis Domingos Pinheiro
Sindicato dos Comerciários e dirigente da CUT


Marlon Henrique
- Membro do Diretório do PT de São Luis - MA


Damasceno José
– Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)


Lúcio Azevedo
– Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)


Emerson Luis
– Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)


Sussalvino
– Diretor do Sindicato dos Ferroviários (STEFEM)


Odair José
– PT de Coroatá


José Antônio
(Tom de Caxias) – PT de Caxias


Soismarino Ramos
- PT de São José de Ribamar


Adão de Sousa Carneiro
– PT de São Francisco do Brejão


Bruno Henrique
– militante do PT de São Luis

Nenhum comentário: