Compartilhe

terça-feira, 15 de junho de 2010

SOLUÇÕES PARA O LIXO





Raras iniciativas no Brasil buscam alternativas para o tratamento do lixo. Uma delas envolve a iniciativa privada, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a cooperativa Verdecoop, na Bahia, próximo à Praia do Forte.

A Verdecoop trabalha com reciclagem, coleta de resíduos, produção de adubo orgânico, beneficiamento do coco verde, coleta de óleo e limpeza de eventos.

Cerca de 2 mil cocos verdes, após consumida a água, são recolhidos e transformados diariamente em matéria prima para fabricação de xaxins, adubo orgânico e pó para mudas de plantas. O procedimento bruto, mas simples, consiste em triturar os cocos (fotos) e posteriormente separar as fibras do pó.

No setor de limpeza de eventos, a cooperativa recolhe mensalmente 1.500 Kg de óleo das cozinhas de uma rede de hotéis na Costa do Sauípe. O óleo é filtrado e vendido para indústrias de sabão.

A cooperativa separa também 47 tipos de materiais na reciclagem, a partir do lixo bruto recolhido na rede de hotéis.

Os cooperados têm média salarial variando de R$500,00 a R$ 1.200,00 (de acordo com a função desempenhada). Dispõem também de seguridade social.

Cidades com administradores decentes têm aterros sanitários e produzem até energia a partir do gás metano.

Em São Luís, o lixão saiu do Jaracati e mudou para a Ribeira. Nada mais.

2 comentários:

Francisco José Araujo disse...

Caro Ed Wilson,
eu tenho uma dúvida... é o aterro da Ribeira que está em São Luís ou é São Luís que está na Ribeira?
Com esse quadro político no poder... seremos cada vez mais micróbios... Agora o serviço está completado pela direção nacional do PT... com uma compactação pesada... O senhor do Lixão está delirando de alegria por ter abatido mais um opositor... Sempre que vejo mais um aderir..lembro daqueles quadrinhos... em que o caçador vai colocando as cabeças dos alces na parede e depois tira uma foto..em frente de todas elas...
Lula disse horrores do Senhor dos Anéis e dos Dedos...e agora está lá, irmanado e sincronizado; Cafeteira (idem); A turma de Washington (idem); Um monte de artistas da terra (idem); Um monte de jornalistas e radialistas (idem); vários professores universitários (idem); vários sindicalistas (idem); Jackson (já passou por lá); os camaradas (passaram por lá); Castelo (veio de lá); José (veio de lá); os Rocha (nasceram lá)...
Ele deve querer completar o painel de abate... certamente as cabeças de Dutra e do JP... estão na mira... Esqueci alguém?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
Só faltaram os urubus.
Ed