Organizações da sociedade civil em várias regiões do Maranhão organizam plenárias e audiências públicas, em preparação ao X Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontecerá de 24 a 28 de oububro, em São Luís.
Moradores sob a área de abrangência dos rios Tocantins, Mearim, Itapecuru e outros já começam a mobilização para debater o tema, envolvendo os parlamentares municipais e prefeituras.
A pauta é relevante no contexto da elaboação de uma política estadual de recursos hídricos. Nos "planetas" desenvolvidos, água é saúde. No Maranhão, água é sinônimo de racionamento, Italuís rompido e milhares de moradores utlizando baldes, panelas e bicas em pleno século XXI.
Quando o Maranhão adentrar no ambiente da política civilizada, livrando-se desse feudalismo decadente e ultrapassado, teremos novos olhares sobre recursos hídricos e resíduos sólidos.
Em vários estados do Brasil os comitês de bacias hidrográficas já funcionam há tempos. Aqui, agora que o debate vai começar. Um bom sinal para salvar os nossos rios.
Um comentário:
ED, quando sai do papel nossa expedição no Rio Itapecuru? já sondei a navegabilidade até Colinas...
A Câmara Municipal de Fortaleza tem um projeto de recuperação dos rios... Aqui a Câmara municipal só serve para expedir títulos de cidadão sem reconhecer os direitos de cidadania dos moradores da cidade. O único projeto dessa Câmara é rio de dinheiro! Salvo as honrosas exceções que temos na atual bancada.
Postar um comentário