Compartilhe

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FALTA UM ADVERSÁRIO CONSISTENTE PARA ENFRENTAR CASTELO E SARNEY

Já sabida por muitos, a eleição de 2012 em São Luís é um farol para 2014, quando estará em jogo o governo estadual.
Pensando nisso, Flávio Dino (PCdoB) montou um grupo de três candidaturas para levar a disputa ao segundo turno e derrotar o prefeito João Castelo (PSDB). São elas: Eliziane Gama (PPS), Tadeu Palácio (PP), Roberto Rocha (PSB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC).
A estratégia de Dino tem inspiração no ex-governador José Reinaldo (PSB), quando articulou três candidaturas para ganhar Roseana Sarney em 2006. E deu certo.
Diferente de Jackson Lago (PDT), que primeiro reelegeu-se em São Luís e preparou o terreno para chegar ao governo, Flavio Dino prefere ir direto ao Palácio dos Leões. Para isso, pretende fazer o prefeito da capital.
Por enquanto, está combinado assim: o prefeito eleito em 2012 apoia Flavio Dino para governador em 2014. Porém, o histórico do quarteto dinista não é de fidelidade à causa da oposição.
Vejamos. Tadeu Palácio, que em 2008 apoiou Flávio Dino à Prefeitura no segundo turno, virou secretário de Turismo de Roseana Sarney (PMDB) em 2010 e alimentava o sonho de ser o candidato da oligarquia em 2012.
O tucano Roberto Rocha, agora no PSB, bamburrava de votos na era FHC e até outro dia era o inimigo público número um de Lula e do PT. Agora diz estar na base de Dilma.
Rocha foi candidato a senador em 2010, contra a orientação do concorrente José Reinaldo, o que acabou pulverizando os votos da oposição e dando as duas vagas a João Alberto e Edison Lobão, ambos do PMDB.
Espera-se que o deputado federal Edivaldo Holanda Junior (PTC) não seja feito à imagem e semelhança do pai Edivaldo, que se elegeu na chapa de Roseana Sarney em 2006 e logo depois virou líder do governo Jackson Lago (PDT) e até recentemente integrava a gestão de João Castelo (PSDB).
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) parece ser a mais afinada com o projeto de Flavio Dino, mas tem dificuldades em garantir a candidatura no seu partido, onde o deputado estadual Paulo Matos manda e desmanda.
A questão da fidelidade é fogo. Flavio Dino montou um jogo e fez um atalho para chegar mais rápido ao Palácio dos Leões.
Mas qual garantia tem Dino? Eleito Tadeu Palácio ou Edivaldo Holanda Junior, por exemplo, será mantido o pacto de unidade das oposições em 2014? Vão apoiar Flavio Dino ou vestir a pele de cordeiro sobre o Lobo(ao) de Sarney?
Outra questão importante. Falta ao quarteto de Dino um projeto para São Luís. A cidade está caótica e não vai sair dessa situação num passe de mágica.
Essa é uma falha constante na oposição. Primeiro discute-se o candidato. O programa de governo só vem depois de um seminário feito de última hora.
Um candidato consistente deve diferenciar-se na construção de uma proposta de cidade sustentável, baseada no reordenamento jurídico e administrativo de São Luís, com intervenções urbanas concretas, capazes de dar um novo direcionamento à política.
O mais próximo desse perfil é o deputado Bira do Pindaré (PT). Se for o candidato do partido, tem tudo para conquistar a cidade e fazer uma boa administração.
Sem um candidato consistente, preparado, afinado ideologicamente com o campo democrático-popular e com uma vontade real de mudar a cidade, Castelo ganha de novo. E Sarney ganha de velho.

4 comentários:

Carlos Leen Santiago disse...

Caro Ed:
Penso que a candidatura do camarada Haroldo Saboia poderá surpreender...

arildo carvalho disse...

Professor boa tarde, sou acadêmico de Direito da Unisulma aqui de Imperatriz e em minha monografia o tema abordado é "A FUNÇÃO SOCIAL DAS RADIOS COMUNITÁRIAS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO' gostaria de manter um contato via email para viabilizar a compra do seu Livro lançado recentemente, grato e fico no aguardo do contato. ARILDO CARVALHO Locutor da Radio Fm terra Imperatriz-Ma

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Arildo,
Pode entrar em contato comigo pelo email: edwilson_araujo@yahoo.com.br
Pretendo fazer o lançamento do livro em Imperatriz também.
Ed Wilson

Anônimo disse...

Verdade que os candidatos pensam sempre na política em detrimento da técnica administrativa. Não é a toa que a Presidente Dilma está em alta com a população fazendo o caminho inverso do histórico nacional, ou seja, trocando políticos por técnicos. Por isso acho que aguardar um pouco o que Edivaldo Holanda Jr. tem a falar sobre a cidade é interessante. Creio que boas idéias virão.