Compartilhe

terça-feira, 10 de abril de 2012

LIVRO SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA, 18 HORAS, NA UFMA

Leitores(as) deste blogue estão convidados para o lançamento do livro “Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação”, de nossa autoria, que será lançado dia 11 (quarta-feira), às 18 horas, no auditório da biblioteca setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA.

A obra é fruto da dissertação de mestrado em Educação, contemplada no plano editorial do CCSo, juntamente com várias produções acadêmicas de professores em diversas áreas.

Reunimos no livro a experiência militante na organização do movimento de rádios comunitárias, desde o ano de 1996, quando iniciaram as primeiras articulações que posteriormente levaram à criação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão.

O trabalho disponibiliza informações sobre os primeiros passos da organização das emissoras (1996), registra o congresso de fundação da Abraço, em Caxias (1998), as batalhas pela legalização das emissoras, o enfrentamento da repressão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal em várias regiões do Maranhão.

Discorremos ainda sobre as convergências entre mídia e hegemonia (Antonio Gramisci), procurando entender o papel das rádios comunitárias como um movimento social organizado na sociedade civil. O trabalho de campo focou as emissoras na região metropolitana de São Luís.

Tratamos também das contradições e desvios no curso do movimento, registrando o perfil das emissoras e a grade de programação, onde verificamos a prática de proselitismo político e religioso em várias emissoras.

O livro é apenas uma tentativa de sistematização do trabalho de centenas de comunicadores populares espalhados pelo Maranhão, que perceberam nas rádios comunitárias uma possibilidade de alternativa midiática no cenário de concentração dos meios eletrônicos de comunicação.

A esses companheiros e companheiras dedico o livro.

2 comentários:

Ju Carvalho disse...

Êba Ed Wilson, precisamos muito deste material. Sinto falta de informações sobre as rádios comunitárias aqui no Maranhão, acredito que irá contemplar bastante. Parabéns!

rogerio almeida disse...

salve camarada
pararabéns

espero acessaar a obra em breve
qdo baixar na ilha

axé e pax
rogério almeida