Compartilhe

quarta-feira, 2 de maio de 2012

UEMA REALIZA OFICINAS DE PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL JUNTO ÀS COMUNIDADES EM SÃO LUIS



Com atividades até 6 de julho, as Oficinas Participativas de Planejamento Sustentável (OPPS) reúnem professores, alunos e cidadãos, desenvolvendo projetos criativos para cidade de São Luís. A próxima etapa será nos dias 4 e 5 de maio.

As OPPS articulam os saberes da comunidade acadêmica e da população a partir da elaboração de planos de ação urbana concebidos em processos colaborativos de projeto, promovidas pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UEMA) e por líderes populares da cidade.

O primeiro módulo, referente ao planejamento e estudo do Centro Histórico, iniciado nos dias 27 e 28 de abril, prossegue em 4 e 5 de maio. Nos módulos seguintes serão abrangidas as áreas Rio Anil e Maracanã.

Com o tema ‘Futuros possíveis para São Luís’, a ideia surgiu de uma demanda de lideranças de movimentos sociais e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UEMA), com o objetivo de criar um espaço de debate sobre as perspectivas de sustentabilidade social, econômica e ambiental para a Ilha do Maranhão.

Trata-se de um projeto de extensão universitária destinado à formação e capacitação de cidadãos, estimulando-os a atuar de maneira mais propositiva diante dos inúmeros problemas da cidade.

Para que isto se torne possível pretende-se aplicar a metodologia dos Ateliers Internacionais de Criação Urbana Equinox, pois ela permite articular o desejo de se trabalhar conjuntamente com agentes sociais que, mesmo não tendo uma formação de planejadores, detém um saber local, tanto específico quanto complexo, além de uma imensa disposição de atuarem como sujeitos ativos e criativos.

As OPPS não se sustentam apenas na força crítica e imaginativa que as utopias podem produzir, mas na projeção de um futuro possível ancorado na experiência urbana.

Serão relevantes algumas questões históricas como a formação de uma cidade plural e singular, mas, principalmente, a discussão em torno dos impactos negativos surgidos pelas diversas transformações incapazes de suprir a vontade do povo.

Tais oficinas tornam-se uma poderosa ferramenta para superar os preconceitos, as adversidades e criar uma sociedade mais coesa, tecendo um novo futuro social e territorial, no qual os objetivos humanos são a prioridade para a construção de uma cidade economicamente mais solidária e ambientalmente mais prudente.

INSCRIÇÕES
As OPPS serão abertas ao público em geral mediante a inscrição, contemplando com certificados e, sobretudo, com reflexões sobre o significado da própria cidade e do ser cidadão.
As vagas serão limitadas. Para mais informações entre em contato através do nosso email opps.fau@gmail.com, facebook: http://www.facebook.com/oppsuema, twitter: www.twitter.com/oppsuema, ou na própria FAU.
As demais etapas estão previstas para os dias 25 e 26 de maio e 01 e 02 de junho (módulo Rio Anil), 15, 16, 21 e 22 de junho (módulo Maracanã). O encerramento do curso de extensão está previsto para o dia 6 de julho de 2012.
Divulgação: UEMA

Nenhum comentário: