Compartilhe

domingo, 28 de abril de 2013

PLENÁRIA DE BIRA DO PINDARÉ DECLARA APOIO A AUGUSTO LOBATO E PREFERE ALIANÇA COM O PCdoB

Bira prega unidade interna no PT e no campo das oposições no Maranhão
A unidade entre várias tendências que compõem a Resistência Petista marcou a plenária do mandato do deputado estadual Bira do Pindaré (PT), realizada neste fim de semana, em São Luís.

 Participaram da plenária lideranças petistas de diversas regiões do Maranhão. Ao final dos debates, apontaram os principais encaminhamentos para 2013 e 2014.

Estiveram presentes na abertura do evento o deputado Zé Carlos e o jornalista Henrique Silva, candidato a presidente estadual do PT.

De imediato, a plenária decidiu pela renovação do mandato de Bira do Pindaré, considerando o engajamento nos movimentos sociais e a liderança do deputado na articulação das forças de oposição no Maranhão.

 Na essência dos debates, três encaminhamentos merecem destaque:
1)      Defesa da aliança com PCdoB o de Flávio Dino para o governo do Maranhão, reivindicando a presença do PT na chapa majoritária;

 2)      Construir a reeleição do mandato popular de Bira do Pindaré; 

 3)      Lançar chapa única da Resistência Petista para o PED, com a candidatura de Augusto Lobato para presidente do diretório estadual;
 O coletivo Reage PT, representado por Marlon Botão e Marlon Henrique, acentuou a perspectiva de o partido ser protagonista na composição da aliança com o PCdoB, tendo Flavio Dino candidato a governador.

 “Queremos compor uma aliança programática e construir um plano de desenvolvimento para o Maranhão. Para isso é fundamental que o PT participe da chapa majoritária e não seja apenas coadjuvante”, destacou o relações públicas Marlon Botão, ex-candidato a vereador em São Luís.

 PED COM AUGUSTO LOBATO
Lobato vai costurando apoios para chegar ao segundo turno contra Monteiro
Outra importante decisão da plenária foi a declaração do apoio à candidatura de Augusto Lobato à presidência estadual do PT e o lançamento de chapa única da Resistência Petista.

 O PED (Processo de Eleição Direta) será realizado em novembro de 2013 e vai definir as novas (ou repetir as antigas) composições dos diretórios municipais, estaduais e o nacional.

 Lobato é o candidato único da Resistência Petista, agrupamento que reúne diversas tendências não alinhadas ao petismo que aderiu a José Sarney (PMDB) no Maranhão.

 Além de Lobato, disputam a cabeça do diretório estadual o jornalista Henrique Silva e Raimundo Monteiro, atual presidente do PT e candidato à reeleição.

 Henrique é chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos. Diferentemente de Lobato, Henrique defende candidatura própria do PT em 2014 e está à procura de um nome para liderar a chapa.

 Monteiro é o candidato de Roseana Sarney (PMDB) e tem o apoio do vice-governador Washington Oliveira (WO). Eles preferem a reedição da aliança com a oligarquia.

O PED tem dois turnos, abrindo margem para diálogos entre as chapas. Há um pré-acordo entre os grupos de Augusto Lobato e Henrique Silva/Zé Carlos para marcharem juntos no segundo turno contra Monteiro.

 Se o acordo for cumprido, é uma chance de salvar o PT.

 Chance remota, porque a decisão virá por intervenção do diretório nacional. Lula e Zé Dirceu já bateram o martelo: o PT no Maranhão é de Sarney!

Nenhum comentário: