Compartilhe

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PREFEITURA ANUNCIA AÇÕES PARA OS PRÓXIMOS 30 DIAS EM SÃO LUÍS

Ao definir a saúde, educação e trânsito/transporte como áreas que necessitam de ações prioritárias no seu governo, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) elencou uma série de intervenções que serão executadas nestes três setores e reafirmou a concretização de compromissos de campanha no decorrer dos próximos três anos e oito meses de gestão.

As medidas foram anunciadas durante coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (10), no Palácio La Ravardière, ocasião em que o prefeito apresentou a jornalistas um balanço dos 100 primeiros dias de gestão. 

Ao lado do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), secretários municipais e auxiliares de governo, Edivaldo Holanda Júnior fez um relato, ponto por ponto, das metas cumpridas em cada pasta da sua administração. Paralelo a isso, o chefe do Executivo municipal enumerou medidas a serem cumpridas pelo seu governo no transcorrer dos próximos meses.

No âmbito da saúde, o prefeito Edivaldo afirmou que nos próximos dias será definido o local, onde será construído o hospital Dr. Jackson Lago. “Estamos em fase de tratativas com o Exército Brasileiro sobre a possibilidade de disponibilização de uma grande área. As conversas estão acontecendo”, disse, ao ressaltar que o antigo terreno onde seria levantado o hospital na gestão anterior é inviável.

Também será publicado edital para a reforma e ampliação dos Socorrões, Hospital da Criança (disponibilização de novos leitos) e implantação da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na Educação, o prefeito informou que a Prefeitura trabalha na definição do terreno para a construção de 10 novas escolas para o ensino fundamental, 26 creches e 36 quadras poliesportivas na capital.

Ao se reportar ao trânsito e transporte, uma das demandas urgentes da cidade, Edivaldo Holanda Júnior garantiu a realização da licitação do transporte público, não viabilizada pelas gestões antecessoras. “Até o ano que vem a previsão é que todo processo esteja concluído”, assegurou. 

No intuito de dinamizar a fluidez no trânsito de São Luís, visando dar melhor mobilidade de tráfego nos corredores, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) implantará seis intervenções em seis pontos críticos. As providências fazem parte do Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).

Espaço por onde passam cerca de 500 mil pessoas por dia, os terminais de integração também integram a lista de ações e passarão por uma ampla reforma. “Está para ser licitado. Faremos deles um ambiente adequado para receber os usuários, com conforto, higiene e segurança”, disse.

Quanto às intervenções a serem desencadeadas na área de infraestrutura do município, o prefeito enfatizou a conclusão da obra de drenagem/pavimentação da Rua Cônego Tavares, a agilização da obra de drenagem do Mercado Central e a conclusão das obras do Canal do Gangan, prevista para o dia 15 deste mês. Atrelado a esse cronograma, serão intensificadas também as programações de recuperação asfáltica da malha viária da cidade. 

“Pensávamos que não teríamos problemas no pavimento das avenidas e trabalharíamos somente nos bairros. Bastou chover e começaram a abrir crateras nas primeiras. O trabalho, portanto, hoje é redobrado”, ressaltou o prefeito Edivaldo. Ele revelou que as empresas que realizaram os serviços serão responsabilizadas.

Entre outros compromissos alinhavados, Edivaldo Holanda Júnior destacou a implantação ao longo do mandato das subprefeituras, criação das secretarias, construção do viaduto da Forquilha e o Bilhete Único. “Sobre este último estamos fazendo os procedimentos de estudo e logo que for concluído daremos início à licitação”, informou.

Ações para os próximos 30 dias:

Saúde:
1.         Publicar edital de licitação para reforma e ampliação nos Socorrões e Hospital da Criança, com disponibilização de novos leitos e inúmeras melhorias;
2.         Publicar edital de licitação para reforma em unidades mistas de saúde para funcionamento como leitos de retaguarda, desafogando os Socorrões;
3.         Publicar edital de licitação para implantação da nova sede do SAMU no bairro da Alemanha;
4. Definição do terreno para construção do Hospital Dr. Jackson Lago;

Educação
5.         Definir os terrenos para o início da construção de 10 novas creches e 10 novas escolas em 2013, nos bairros com maior carência e demanda;
6.         Lançar projeto de ampliação do Programa de Ensino em tempo Integral;

Trânsito e Transporte:
7.         Publicar edital de licitação para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana;
8.         Iniciar a implantação de ações emergenciais de tráfego, abrangendo cinco pontos críticos e três trechos críticos (3,1km) da cidade;
9.         Instalar 80 novos abrigos de ônibus e licitar a aquisição de mais 300 abrigos;
10.       Implantar melhorias de iluminação nos abrigos de ônibus, por meio de parceria com a SEMOSP;

Obras:
11.       Solucionar desapropriação e agilizar obra do Canal do Cohatrac;
12.       Solucionar desapropriação e agilizar obra de drenagem do mercado central e Canal do Portinho (conclusão em 2013);
13.       Concluir drenagem/pavimentação da Conego Tavares;
14.       Concluir obra de recuperação da barragem do Batatã;

Urbanismo:
15.       Publicar edital de licitação para contratação de estudos e projetos para urbanização e assentamentos do Programa Palafita Zero (R$ 2,187 milhões / OGU);
16.       Lançar o Programa Minha Casa é Legal;
17.       Iniciar estudos complementares para adequação do Plano Diretor;

Assistência Social
18.       Lançar novo Centro de Atendimento ao Cidadão, com prestação de serviços unificados de assistência social;

Governo:
19.       Divulgar programa de PPPs;
20.       Apresentar o resultado das Comissões Técnicas criadas em janeiro;

Turismo:
21.       Lançar Programa de Capacitação de mão de obra e de empresários para o turismo;

Nenhum comentário: