Compartilhe

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CERTIDÃO DA CGU DESMENTE ACUSAÇÕES DO GRUPO SARNEY CONTRA FLAVIO DINO

A Controladoria Geral da União certificou, na tarde de ontem (18), que não há qualquer registro de imputação de improbidade ou corrupção relacionados à gestão de Flávio Dino na presidência da Embratur. O órgão de controle das contas federais desmonta o roteiro montado pelo grupo Sarney para tentar macular a imagem de Flávio Dino no Maranhão.

A certidão emitida pela CGU desfaz todas as tentativas de acusação contra Flávio Dino impetradas pelo jornal O Estado do Maranhão. O relatório diz que “NÃO CONSTA, em Relatórios de auditoria, fiscalizações, processos disciplinares ou quaisquer outros procedimentos da Controladoria-Geral da União, qualquer imputação de corrupção ou improbidade ao Senhor FLÁVIO DINO DE CASTRO DE COSTA no período em que exerceu o cargo de presidente da EMBRATUR”.

Desde o último domingo (16), os meios de comunicação ligados ao grupo Sarney afirmam que, segundo a CGU, Flávio Dino teria causado prejuízos ao erário. A acusação do jornal baseava-se no relatório da Controladoria-Geral da União relacionadas à Embratur em 2012, mas a certidão do CGU diz exatamente o contrário.

O relatório opinava pela aprovação das contas da Embratur sob gestão de Flávio Dino, mas afirmava que havia uma ressalva a respeito de um contrato assinado em 2009, foi anos antes de Dino assumir a presidência da Embratur, quando Flávio Dino ainda era deputado federal.

Ainda no domingo, a Embratur emitiu nota de esclarecimento ao referido jornal, afirmando que as informações questionadas pela CGU já haviam sido fornecidas ao órgão e explicando que, após assumir o comando da Embratur, Flávio Dino diminuiu o valor dos gastos com informática em 50% (referente ao contrato questionado pela CGU).

Ou seja, além de não ter assinado o contrato divulgado pelo jornal O Estado do Maranhão, Flávio Dino ainda diminuiu o contrato em quase metade do valor inicial.

O jornal afirmou ainda que a gestão de Flávio Dino era marcada por “desvios”. Contudo, a certidão da Controladoria Geral da União desfaz as acusações levantadas pelo jornal da família Sarney.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem trabalha com os Tribunais de Contas sabe bem o que isso representa. Não existe nada contra Flavio Dino "ainda". Qualquer cidadão pega uma certidão dessas nos Tribunais enquanto não for julgado em definitivo. Infelizmente este tipo de julgamento admite Recursos de Reconsideração, Recurso de Revisão e Embargos. Enquanto todos esses recursos não são julgados, e demoram, qualquer um pode se passar por honesto.