Compartilhe

sábado, 7 de junho de 2014

MIX-SALAD INDIGESTA NO PRETENSO SINDICATO PROIFES/SIND-UFMA?

Professora Marizélia Ribeiro
Departamento de Medicina III / UFMA

Muito me surpreende que “lideranças” do pretenso sindicato ligado ao PROIFES (braço sindical ligado ao Governo Dilma) não tenham compartilhado suas referências partidárias e experiências sindicais nos publipostsque circulam, disfarçados de conteúdo jornalístico, pelas redes sociais e mídias impressas.

A primeira explicação para manter tais detalhes em segredo: talvez a mix-salad partidária possa se mostrar indigesta aos não contemplados com cargos e benefícios e resulte em grande debandada. Afinal, a principal justificativa para a criação do PROIFES/SIND-UFMA é a APRUMA congregar, entre seus filiados, partidários dos PSOL e PSTU.

A mix-salad PROIFES/SIND-UFMA tem ingredientes apimentados locais e importados: ex-dirigente do Comitê Estadual do PCdoB Maranhão, ex-prefeito petista (ex-PMDB quando vereador), diretor do PCdoB no Maranhão e um interessado na União Democrática Nacional (UDN).

Um leitor mais atento poderia questionar: não estaria por trás desse PROIFES/SIND-UFMA um acordo entre gestores da instituição e do Governo Dilma e filiados ao PCdoB?

A segunda explicação para o segredo: nenhum desses “líderes” esteve ao lado dos professores na greve de 2012. Os interesses eram outros, a exemplo de auxiliar a intervenção autoritária no COLUN e disputar prefeitura, duas tentativas não exitosas.

Não se surpreendam com o final! Os que decidiram pela mix-salad ficarão ao léu, quando for conseguido o que está por trás do PRIOFES/SIND-UFMA. Seriam poder e cargos em ministérios, EBSERH e secretarias do próximo governo maranhense?

Nenhum comentário: