Compartilhe

domingo, 15 de novembro de 2015

IEMA SERÁ IMPLANTADO NO ANTIGO COLÉGIO MARISTAS, COM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Prédio do ex-colégio Maristas, no Centro, será reformado para abrigar o IEMA
Salas de aulas, auditório, biblioteca, teatro, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, laboratórios são espaços garantidos na estrutura física dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que serão implantados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O objetivo é contemplar o direcionamento do governador Flávio Dino de oferecer ensino de qualidade para todos os maranhenses.

A meta é construir 23 unidades até 2018 e as primeiras devem ser inauguradas já em fevereiro do próximo ano.Criado no primeiro dia do mandato do governador Flávio Dino – 1º de janeiro de 2015, o IEMA vem com proposta de ser uma instituto de educação semelhante ao Institutos Federais, mas com modelo diferente. O IEMA, principal instrumento na criação da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão, vai oferecer, a partir de fevereiro do próximo ano, educação técnica integrada ao ensino médio em tempo integral.

Para implantação do projeto pedagógico, o Governo do Maranhão buscou projetos que estão dando certo a nível estadual no país. Conheceu o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e teve contato com experiências exitosas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Espírito Santo – visitando in loco os dois primeiros. Como parte desse processo foi assinado o termo de cooperação com o ICE e o Instituto Sonho Grande, que financiará a implantação do projeto.

Com o apoio necessário para custeio e implantação, a previsão é que o IEMA comece a funcionar já em fevereiro do próximo ano e os alunos terão três dias de recepção e acolhida para entender como o Instituto vai funcionar, métodos de ensino e técnicas de estudo. Os cursos que serão ofertados, conforme o secretário Bira do Pindaré não serão uma imposição da Secretaria, mas uma decisão democrática, dialogada com a população a partir de levantamento da demanda de cada região. Esta foi uma ação que contou, quase que em sua totalidade, segundo explicou, com responsabilidade, orientação e acompanhamento do ICE e instituição parceira.

Segundo o secretário, o projeto de estruturação prevê a articulação contínua e sustentável entre pesquisa, inovação tecnológica e projetos de inclusão digital. O objetivo é gerar oportunidades para a população maranhense, possibilitando o desenvolvimento social e econômico do estado com foco na formação cidadã, a partir da geração de emprego, renda e mão de obra especializada e qualificada.

Mais de R$ 2 milhões para Iema em São Luís

O governador Flávio Dino assinou na última quarta-feira (11), a Ordem de Serviço para a reforma e adequação predial do antigo Colégio Marista, que será, a partir de janeiro do próximo ano, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Unidade Marista.

“Vamos dar um grande salto como outros estados do Nordeste fizeram há algumas décadas. Estamos correndo atrás do prejuízo para que a educação do Maranhão tenha mais qualidade, como os estudantes, professores, comunidade escolar e os pais desejam que aconteça”, destacou o governador Flávio Dino na ocasião.

Também na solenidade ficou definido que a partir da próxima semana, serão realizadas audiências públicas para a definição dos cursos a serem ofertados pelo Iema. Já foram marcadas três: em Bacabeira, Pindaré-Mirim e em São Luís, na Assembleia Legislativa. “Temos um ambiente muito favorável, as coisas estão acontecendo em um prazo adequado e, pelo menos, três dessas unidades serão entregues até fevereiro do ano que vem. O projeto pedagógico está em pleno andamento e contamos com a importante parceria do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação”, informou o secretário Bira do Pindaré.

Agência Secom

Nenhum comentário: