Compartilhe

domingo, 28 de fevereiro de 2016

PDT AJUDA E ATRAPALHA A REELEIÇÃO DE EDIVALDO HOLANDA JUNIOR

Filiação de Edivaldo Junior ao PDT foi prestigiada por lideranças nacionais do
partido,  como o ex-ministro Carlos Lupi e o deputado federal Weverton Rocha
No começo de 2016, o PDT começou a arregaçar as mangas para tocar a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Junior, ex PTC.

Desde a primeira eleição de Jackson Lago à Prefeitura de São Luís, em 1989, o PDT montou uma estrutura de poder muito influente na capital.

Passaram-se 27 anos e o PDT mantêm esse núcleo de poder organizado e capilarizado na zona rural e urbana, controlando lideranças comunitárias nos cerca de 400 bairros da cidade.

Obviamente, pelo tempo de administração, o partido também criou laços de fidelidade com empresários e prestadores de serviço em setores estratégicos da cidade.

No pragmatismo da política, o partido é uma máquina eleitoral capaz até de reeleger o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Mas, se por um lado o PDT ajuda, porque detêm o controle das macro e micro estruturas de poder em São Luís, por outro pode prejudicar.

Aí está o ponto fraco da verve pedetista.

Se São Luís está o caos, em parte esse estrago é debitado às sucessivas administrações próprias do PDT ou compartilhadas com outros partidos.

O fato concreto é que os pedetistas estiveram e permanecem ocupando cargos em postos estratégicos e periféricos há 27 anos na Prefeitura de São Luís.

Soma-se a esse continuísmo a frustração gerada com a eleição de Edivaldo Holanda Junior, na esteira da renovação de políticos no Maranhão.

Não houve renovação nem mudança. E o prefeito, em busca da reeleição, filiou-se no partido que está há quase 30 anos no poder.

Na campanha eleitoral, esse tema virá à tona e a força do PDT pode se voltar contra o prefeito e o grupo que domina a capital desde 1989.

O sentimento de mudança que derrotou a oligarquia Sarney em 2014 pode alcançar São Luís, se o povo entender que é o momento de mudar o comando da Prefeitura, da mesma maneira que alternou o mandatário no Governo do Estado.

 Caso haja um candidato de oposição capaz de formular esse discurso contra o continuísmo, e o povo entender, está aí um tonificante eleitoral interessante na disputa.

Assim, o PDT, que pode ajudar muito, também pode atrapalhar os planos do prefeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

O tempo passa e nós maranhenses parados no tempo... São Luís, uma ilha muito bonita geograficamente, mas um lixo estruturalmente e esse mesmo PDT enterrou Dr. Jackson Lago.. e esses mesmos elementos aparecem na maior cara de pau com suas velhas estratégias de enriquecimento ilícito bem no nosso nariz. Essa nossa sina é de entristecer qualquer cidadão de bem!

Anônimo disse...

A administração Edivaldo apenas aparelha o PDT. Essa administração tem um comando compartilhado e, não é com o PDT. O PDT vai cumprindo uma tarefa histórica sob rédeas curtas, basta ver o que ocorreu na SEDUC. É preciso dar crédito a única pessoa que teve a capacidade de derrotar Sarney sem máquina na mão.