Compartilhe

domingo, 16 de agosto de 2009

MENESTRÉIS DE IMPERATRIZ







Quem associa Imperatriz somente a música sertaneja precisa conhecer Marcelo Mequetrefe e seus parceiros de viola, na Vila Nova.

O bar é simples e acolhedor, onde o violão é franqueado a todos que gostam e cantam MBP e afins.

Mequetrefe intercala canções e piadas inteligentes, dedilha bacana e encanta ao interpretar “What a wonderful world”, incorporando a voz de Louis Armstrong.

Fomos ao Mequetrefe ciceroneados pelos camaradas do PC do B Adonilson Lima, Fabio César, Davison e Renato Cortez Moreira Neto, prolongando as comemorações do aniversariante de sábado, professor Dimas Salustiano.

Se Flavio Dino confirmar a candidatura a governador, Dimas Salustiano vai disputar a Câmara Federal.

Em Imperatriz pode-se apreciar também samba de raiz, no bairro Bacuri, sob o comando de Wellington Diniz, funcionário da Eletronorte e militante petista.

Música desse tipo quase não chega aos bares sofisticados das avenidas Coronel Manoel Bandeira e 15 de Novembro, onde predomina o convencional.

Há um lamento geral na cidade, principalmente dos produtores culturais, sobre a ausência de espaços e formação de público para música, cinema, literatura, teatro etc.

Imperatriz não tem sequer uma biblioteca pública. O antigo prédio foi ocupado pela Casa das Artes e militantes culturais, mas o imóvel ainda está desativado.

Um governo ousado deveria radicalizar, transformando a rua principal da “Farra Velha” em um corredor cultural, instalando biblioteca, pontos de internet, espaço para cineclube e salas para atividades de teatro, dança etc.

“Farra Velha” é a região do meretrício de Imperatriz. Teve seu auge em décadas passadas, mas é pouco visitada atualmente. A via central tem construções antigas que poderiam ser adaptadas para outras dimensões do lúdico.

Voltando a Mequetrefe, suas tiradas perspicazes conquistaram os comunistas. E estes conquistaram o menestrel.

O PC do B avança na região tocantina, incansável, fazendo reuniões, filiações, caminhando e cantando. Os comunistas interagem com a cidade e não perdem a chance de fazer novos filiados.

FOTOS: 1 - Dimas e Mequetrefe; 2 - Os comunistas e o menestrel; 3 - Mequetrefe

6 comentários:

SPAGHETTI disse...

Muito bom esse post. Apenas uma correção: o "Bar da Tia Izabel", como é conhecido o espaço onde o velho Mequetrefe faz suas apresentações, fica na Vila Nova, jã próximo à Super Quadra.

De resto, tudo que foi dito, é muito pouco para descrever a figura inusitada de MEQUETREFE.

Spaghetti

Anônimo disse...

Prezado Ed:

O velho Mequetrefe fica na Vila Nova, hoje mais para Super Quadra.
Outra, Flávio é nosso candidato a Governador.
No mais, Foi um extraordinário prazer entre nossos melhores camaradas, fica o convite para ouras tertúlias e para cerrar fileiras para as bandas do Tocantins.
Um forte abraço!!!!
Dimas Salustiano

Marcos Fábio disse...

Ed, vc virou um flaneur...

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Dimas,
Desculpa pelo erro no nome da vila. E por Flavio "vereador". Tentei consertar ontem, mas o blogue travou.
Marcos Fábio,
Eu sou só seu aprendiz.
Valeu,
Ed

Jurisebanos disse...

Prezado Companheiro Ed Wilson,
Obrigado pela deferência ao meu nome, mas gostaria de aproveitar o espaço e divulgar o nome de nosso grupo de pagode, que se chama, "Só Diretoria", somos Eu, Baía100h, Evandro, Edilson, Neto e outros bons companheiros que enfrentamos o desafio de fazer um samba alternativo e até certo ponto "cult" aquí em Imperoza. Agradeço também ao Companheiro Dimas e a Vanessa pelo convite em animar a sua festa, tal como, a Banda do Zé Pretinho.
Um abraço,
Wellington Diniz
Só Diretoria

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas culturais, Ed! O cenário em Imperatriz pede alternativas como essas...
Rayssa