Compartilhe

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SAÍDA PARA A “BENETIDO LEITE” É TRANSFORMÁ-LA EM CENTRO CULTURAL


A interdição da biblioteca pública “Benedito Leite”, há um mês, deve ser motivo para repensar a utilização do prédio.

Pelo seu reconhecido valor histórico e localização privilegiada, na praça Deodoro, reúne amplas condições de transformar-se em um centro cultural.

O auditório na parte superior está obsoleto. Poderia ser adaptado para um cine-clube, exibindo filmes que estão fora do circuito comercial.

As saudosas sessões de arte, no antigo Cine Alpha, no São Francisco, ficaram restritas ao cine Praia Grande, em uma cidade carente de espaços culturais.

Nas instalações da biblioteca deve-se preservar somente o setor de obras raras. Tirá-lo de lá poderia danificar os documentos antigos, de difícil manuseio.

A parte de livros didáticos merece um prédio novo, com modernas instalações.

É preciso otimizar a utilização do espaço da biblioteca, “repovoando” o centro da cidade, no trecho entre as praças Deodoro e João Lisboa.

Basta percorrer as ruas do trecho acima citado para perceber o abandono das residências e casarões históricos.

A readaptação da Benedito Leite, porém, passa por um projeto maior: transformar a praça Deodoro em um ambiente decente, retirando dali o mercado de secos e molhados em que se transformou.

A escadaria e o pátio em frente poderiam ser utilizados para apresentações musicais e feiras de artesanato.

O candidato a prefeito de São Luís em 2008, Flavio Dino (PC do B), prometeu construir na praça Deodoro o Memorial da Meia Passagem. Ótima idéia, acoplando ao memorial a reforma a readaptação da Benedito Leite.

São Luís ganharia mais vida e um espaço novo de convivência, integrando o circuito Deodoro à Praia Grande.

Nossa cidade ainda tem jeito. Não tem é prefeito.

Nenhum comentário: