Compartilhe

sábado, 14 de novembro de 2009

CAETANO, NEM DE GRAÇA

Hoje tem show do baiano Caetano Veloso em São Luís.

Não iria nem se fosse gratuito.

Há muito esse Veloso decepciona. Agora virou frasista de ocasião, montando palavras de efeito para impressionar.

Agressivo e deselegante, ganha fama como palpiteiro destemperado da política.

Órfão de ACM, vive o banzo dos bons tempos em que era odara.

O bom artista é hoje um homem decadente.

11 comentários:

Marcia Oliveira disse...

Já assistir dois shows de Caetano mas chega. Há muito deixei de ter paciência para escutar ele cantar ou falar porraloquices.

Anônimo disse...

Concordo com vc compadre. nem de graça.

Anônimo disse...

LEMBRETE
LULA NA REDE TV ----- Hoje - 15/11 - às 19h45m, o nosso LULA vai dar uma entrevista na REDE TV, no programa É NOTÍCIA ESPECIAL . Vamos mostrar a nossa força e ESTOURAR o IBOPE da REDE TV neste horário!!!!!

Cristiano Capovilla disse...

Caro Ed.

Caetano é sem dúvida um dos grandes artistas brasileiros, com obras imortais que o graduam a essa honrosa posição.
Entretanto sua obra é claramente decadente, fruto em grande parte dos equívocos do movimento tropicalista que, sendo genial em seu início, atualmente acaba por se metamorfosiar no 'axé music' e no 'pop escrachado'!!!
Caetano é aquele artísta popular que se encantou com as luzes da elite paulistana!!!
São deprimentes suas últimas palavras sobre o presidente Lula.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marcia e Cristiano,
Caetano, ao chamar Lula de analfabeto, foi deselegante com milhões de brasileiros.
Ed

Marcos Fábio disse...

Parafraseando outro baiano tropicalista, Gil: Caetano pode ser um grande artista, ou não.
Na veia, ED. Vc é sempre certeiro...

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marcos,
Vi agora na internet que a família de Caetano, sob as ordens de dona Canô, está fazendo um pedido de desculpas a Lula e ao povo brasileiro.
Que constrantimento.
Valeu,
Ed

Eduardo Júlio disse...

Caro Ed Wilson,

Concordo que os comenttários de Caetano a respeito de Lula foram equivocados, mas isso não quer dizer que ele seja decadente. Na área musical, Caetano é acompanhado atualmente por uma excelente banda de rock, formada por músicos escolhidos a dedo. Instrumentistas novos que dialogam com sonoridades contemporâneas. Quem na idade dele faria igual? Diga-se de passagem: o guitarrista Pedro Sá é o mais criativo do país na atualidade. Por isso, Caetano está renovado, ao contrário de gente como Chico Buarque, que há anos navega em direção ao nada. Quanto aos comentários, Caetano sempre falou muita besteira, isso não é novidade. Ele dá mais de dez entrevistas ao ano e nunca teve o menor pudor em exagerar ou derrapar nos comentários.

Abraços,

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eduardo,
Caetano permanece bom artista, mas como ser além da arte está em decadência.
ED

Anônimo disse...

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Caetano é "neguinha"
SÃO PAULO - "Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro." Diante da ira que provocou nos companheiros, Caetano Veloso voltou ontem às páginas de "O Estado de S. Paulo" para comentar esse trecho da entrevista que havia concedido.
O compositor lembrou que o próprio Lula se vangloria da sua fala pouco instruída e que é forte inclusive por isso. E avisou aos petistas: "Dizer que FH era mau governante e Lula é bom é maluquice. Ambos foram conquistas brasileiras importantes. Marina seria um passo à frente". Sobre esse último ponto, podemos brincar: "menas, menas".
De resto, os embates entre Caetano e a esquerda remontam aos anos febris do tropicalismo. É duvidoso que o lulismo seja de esquerda, mas Caetano, de novo, se põe à esquerda da esquerda, dando mais um nó no coro dos "progressistas": "Detesto essa mania de que nada se pode dizer que não seja adulação a Lula".
Quem teve a felicidade de ver seu show no fim de semana pôde presenciar a homenagem a Neguinho do Samba, negro semianalfabeto, um dos fundadores do Olodum na Bahia, morto há poucos dias: "Influenciou mais a mim e provavelmente a vocês da plateia do que a obra inteira de Lévi-Strauss. Isso é o que eu teria a dizer aqui sobre analfabetismo e preconceito".
O ápice, porém, foi a interpretação de "Eu Sou Neguinha?" -acompanhada no palco por uma gestualidade que valorizava de maneira ostensiva e lúdica a interrogação sobre a identidade sexual do cantor.
Caetano é um dos maiores artistas brasileiros -isso já é sabido. Mas é também um espírito livre e um intelectual incomum num sentido muito preciso (e talvez o único verdadeiramente precioso): sempre está no debate público de sua época sem subordinar convicções e ideias a cálculos táticos ou conveniências políticas. Ousar pensar pela própria cabeça, sem a tutela do grupo ou medo da patrulha da maioria: por que não? Por que não?

Samuel Marinho disse...

Boa discussão
Concordo com o Eduardo Julio quando fala dos últimos trabalhos do Caetano. Realmente, poucos artistas no Brasil não se paralisaram como ele. Basta ouvir os excelentes e recentes "Cê" (2007)e "zie e zii" (2009). "Cê" é o melhor disco de rock que nem uma banda de rock imaginou fazer no Brasil nos últimos dez anos. "Zie e zii" é uma espécie de reverência ao melhor rock britânico dos geniais e contemporâneos Radiohead. É pura influência do Radiohead no território brasileiro. E caetano mais uma vez se mostra antenado como poucos artistas aqui estão.

Gente, me desculpem a todos, não há como falar em obra decadente, Em nenhuma hipótese. Os discos estão aí e Caetano nunca esgotou a novidade de sua obra.

Quanto aos últimos comentários, não é novidade que a estratégia de Caetano seja a de tomar os holofotes (e agora blogs) para si com interpelações devidamente programadas.

Depois todos querem uma boa explicação. E o pior que conseguem. Viva a dialética e Viva Caetano. Ou não.

Abços a todos