Compartilhe

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ELEIÇÕES NO PT: MONTEIRO E LOBATO VÃO DISPUTAR O SEGUNDO TURNO

Apuradas 170 urnas, do total de 177, está confirmado o segundo turno entre Raimundo Monteiro e Augusto Lobato. Veja os resultados:

PRESIDENTE ESTADUAL
Raimundo Monteiro: 4.112
Augusto Lobato: 3.105
Bira do Pindaré: 2.620
Rodrigo Comerciário: 996
Edmilson Carneiro: 910
Fransuila Lopes: 601
Brancos: 582
Nulos: 413

O direcionamento dos votos de Bira do Pindaré vai ser fundamental no segundo turno.

Uma voz influente no grupo do ex-candidato ao Senado já declarou que não apoiará Lobato, o candidato oficial do deputado Domingos Dutra.

Entre vários biristas a sensação de derrota é atribuída ao empenho do parlamentar na votação de Lobato, que incomoda menos as pretensões eleitorais futuras de Dutra.

Bira apoiou o deputado nas duas últimas eleições do PT, em 2005 e 2007, na espera de reciprocidade. Porém, a mão invisível de Dutra seguiu outra direção em 2009.

A frustração de Bira é dividida também com Lobato. Este, em parte, sente-se traído na votação das chapas (veja abaixo).

A chapa dutrista (Em defesa da nossa História) teve 2.339 votos e a lobatista (Permanecer na luta) apenas 1.055.

É no desempenho das chapas que se forma a composição do diretório e da executiva estadual.

Pelos números apurados até agora, o grupo de Dutra terá três integrantes na executiva e Lobato apenas um.

A interpretação corrente no PT é de que o deputado, ao lançar uma chapa própria, visava isolar Lobato na eventual presidência do partido, transformando-o em uma “rainha da Inglaterra”.

Trata-se de uma alusão ao sistema parlamentarista britânico, onde o presidente é quase uma figura decorativa.

FUTURO
Para tomar uma decisão no segundo turno, Bira vai analisar os cenários que melhor viabilizem sua candidatura ao Senado em 2010.

Se a dupla Lobato-Dutra formar a maioria no PT, tende a coligar com o esquema de Jackson Lago (PDT-PSDB), onde já existem dois pré-candidatos ao Senado: o tucano Edison Vidigal e o pedetista Clodomir Paz.

Caso o grupo Monteiro seja o vencedor, Bira tem mais chances de negociar uma vaga ao Senado em uma eventual chapa formada pelo PC do B – PT e PSB, onde já figura como pré-candidato o ex-governador José Reinaldo Tavares.

CHAPAS
Na votação das chapas a tendência liderada por Raimundo Monteiro, ligada ao deputado Washington Oliveira, segue na frente. Em segundo está a chapa vinculada ao deputado Domingos Dutra. Observe os números:

O partido que muda o Brasil (Monteiro): 3.610
Em defesa da nossa História (Dutra): 2.339
Unidade Petista (Bira): 1942
A força que vem da base (Edmilson): 1.072
Permanecer na luta (Lobato): 1.055
Renovar é preciso (Rodrigo): 947
Construindo a mudança no Maranhão (Fransuíla) 570
Brancos: 960
Nulos: 442

O desempenho das chapas leva à distribuição de vagas nas instâncias deliberativas do partido. Pelo desenho acima, até o momento a executiva teria a seguinte composição:

Chapa de Monteiro: 5 vagas
Chapa de Dutra: 3 vagas
Chapa de Bira: 2 vagas
Chapa de Lobato: 1 vaga
Chapa de Rodrigo: 1 vaga
Chapa de Edmilson: 1 vaga
Chapa de Fransuila: 1 vaga

SÃO LUÍS
No diretório da capital os números apontam segundo turno entre Fernando Silva e Joab Jeremias.

Os votos de Nonato Chocolate podem ser anulados porque ele descumpriu o regulamento da eleição ao não apresentar o número mínimo de integrantes na chapa.

Caso os votos de Chocolate sejam anulados, Fernando Silva é declarado eleito no primeiro turno.

A apuração de São Luís já está encerrada. Veja:

Fernando Silva: 635
Joab: 332
Pedrosa: 284
Chocolate: 125
Brancos: 21
Nulos: 187

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a análise, Ed Wilson. Tenho um "porém", no entanto. Você diz que caso Monteiro vença, Bira teria mais chances para negociar uma vaga ao Senado em uma eventual chapa PCdoB/PT/PSB. O que é difícil, no meu entender, essa eventual aliança em 2010, caso Monteiro vença. Tudo leva a crer que uma vitória de Monteiro abra as portas ao PMDB, o que inviabiliza uma candidatura ao Senado de Bira. Ou estou enganado?
Abraços,
Roberto Kenard

Anônimo disse...

Caro Ed,

Tem outras análises de cenários sendo feitas para acertar votos do 2º turno e se Bira decidir ser federal, com fica???

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Kenard,
A vitória de Monteiro não significa aliança imediata com o PMDB. Essa posição é minoritária dentro do próprio grupo CNB (ex-Articulação).
Bira também pode optr por uma candidatura federal, em negociação direta com Zé Reinaldo.
Ed

Anônimo disse...

Já tem racha no grupo de Augusto Lobato pela a vaga na executiva e ainda teve a declaração de Sílvio que não apoia Lobato. Fora o desafeto de Bira por Lobato já que Lobato vive chamando ele de vaidoso.
Acho que desse jeito vai dá PT e PMDB juntos

jose eudes disse...

Com o resultado das eleições internadas do Partido dos Trabalhadores, seguidores do ex-governador José Reinaldo dizem que já são favas contadas o retorno da miscelânea partidária utilizada em 2006, quando PT, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PPS e demais legendas de aluguel se juntaram em prol da tal Frente de Libertação, mais conhecida como Frente da Traição. Já afirmam até quais são as figuras principais que disputarão as eleições de 2010 com a nova Frente!!! A chapa será formada conforme abaixo:



Governador: Flávio Dino

Vice-Governador: Rodrigo Comerciário ou Roberto Rocha ou, ainda, Jackson Lago.

Senado: José Reinaldo, Jackson Lago ou Vidigal.

Principais nomes para Câmara Federal: Bira do Pindaré, Domingos Dutra, Roberto Rocha, José Antonio Almeida, Ribamar Alves, Teresinha Fernandes, Brandão, Julião Amim.

Principais nomes para Assembléia Legislativa: Marcelo Tavares, Edivaldo Holanda, Cleide Coutinho, Rubens Junior, Valdinar Barros e Aderson Lago.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eudes,
Acho difícil esse cenário juntando todo mundo de novo com o PSDB. Flavio Dino, por exemplo, dificilmente toparia uma chapa logo no primeiro turno com os tucanos. Tem o palanque nacional que inviabiliza isso.
Por outro lado, a aliança entre PT e PMDB no Maranhão está praticamente descartada, mesmo se Monteiro eleger-se presidente do partido.
Ed Wilson