Compartilhe

domingo, 12 de dezembro de 2010

PROFESSOR DE IMPERATRIZ TEM ESTUDO SOBRE “LAN HOUSES”

O livro “Pais ausentes, filhos on line” tornou-se referência sobre a utilização de lan houses e cyber café por jovens e adolescentes. De autoria do professor Ivan Lima de Azevedo, de Imperatriz, a obra analisa o comportamento dos usuários juvenis nos pontos de acesso à Internet.

Segundo o autor, o excesso de tempo à frente do computador, sem orientação dos pais, pode levar ao baixo rendimento escolar e submeter os usuários a conteúdos e práticas perigosas, como o hacker e até a prostituição.

O livro surgiu a partir de análise de famílias que tiveram problemas com os filhos, em decorrência de convivência exagerada nos pontos de internet.

O estudo baseou-se ainda em relatos de adolescentes de escolas públicas e particulares usuários de lan houses e cyber cafés. Entre outros resultados, o professor observou sinais de distanciamento do convívio familiar, rebeldia e agressividade por parte de crianças e adolescentes.

Especialista em informática aplicada a educação, o autor recomenda aos pais o acompanhamento dos filhos no acesso à Internet, monitorando horários e conteúdos.

“A tecnologia chegou pra ficar e as famílias têm de estar preparadas para lidar com esse novo formato. Os pais devem vigiar os filhos no acesso à internet”, recomenda Ivan Azevedo.

3 comentários:

Marden Ramalho disse...

interessante essa obra, meu caro prof. edwilson. deve ser divulgada onde pode ser adquirida.

tenho dois filhos (2 e 6 anos)e já me preocupo, 'sem neuras', bastante com essa realidade.
acabei tendo uma experiência individual em algumas 'lans' aqui da cohama e percebi que a lan é como se fora um universo paralelo.
frequentado na sua ampla maioria por crianças (algumas até acompanhadas por pais que monitoram o que estão jogando), adolecentes e jovens púberes.
é bem verdade que adultos também são usuários das lans, mas são minoria e o tempo utilizado é menor. o público jovem fica em média 3 ou 4 horas conectados, direto, como uma necessidade. e ali acontece a transformação.
palavrões, linguagem chula, gírias, jogos violentos.
ao sair da lan o jovem 'volta ao normal.',ou pelo menos tenta, o que é impossível pois já está 'infectado.'

enfim, é um problema, deve ter a atenção da sociedade responsável. deve ser regulada e bastante rígda quanto a aplicação da lei.

abraço, prof. edwilson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marden,
Impressionam também os jogos violentos nas lans. Geralmente o vilão é um asiático ou negro ou árabe. As crianças gritam o tempo todo com a ânsia de matar. Perigoso isso tudo. Vc pode achar o livro na Internet, facilmente.
Grato pela leitura.
Ed Wilson

Anônimo disse...

Olá caro amigo ED WILSON, antes de mais nada gostaria de agradecer a materia sobre um dos meus livros pais ausentes filhos online, de fato o problema é serio e precisa ter a devida atençao não so das familias mais também dos poderes, e isso em imperatriz ja tem acontecido com a vara da infancia que é presidida pelo juiz dr. dalvan tavares que acompanha meu trabalho e tem me convidado para ministrar palestras que a vara da infancia organziza.

Em imperatriz eu elaborei um projeto que logo depois transformou-se em lei municipal que regulamenta o acesso de crianças e adolescenets em cybers e similares. Aqui ta funcionando, recebi algumas ameaças de morte mas acredito que isso faça parte.

Aproveito aqui para te dar uma noticia de primeira mão no inicio do ano que se aproxima estarei lançando meu 12 livro desta vez como tema LIMITES NA MEDIDA CERTA, neste link segue a capa de divulgação http://www.professorivan.com.br/limite/livro.htm.

Mais uma vez obrigado pela atenção

Prof. Ivan Lima de Azevedo
ivan@professorivan.com.br