Compartilhe

quarta-feira, 6 de abril de 2011

GERALDO IENSEN COMENTA O LIVRO "AS CHAPADAS E OS BACURIS", DE MAYRON RÉGIS


O jornalista e escritor Geraldo Iensen fez uma resenha poética acerca do novo livro do jornalista Myron Regis, sobre o cerrado maranhense ameaçado pelas monoculturas. Veja:



"Amar o Brasil é a amar a Terra, os brasileiros, os índios, as árvores, as onças que esturram nas praias do rio das Mortes, os tatus que se enterram nos cerrados. Como amar essas coisas tão intocáveis? Eu conto: amar tudo isso é sobrevoar embasbacado o meu amado Goiás e ver seu chão coberto de intervenções humanas em larga escala; é atravessar as estradas vermelhas do Mato Grosso e sofrer ao ver a soja invadindo os buritizais e o paricá se tornar tapete no Pará; é passar pela região do Maracaçumé, no Maranhão e ver com amargura que o lindo rio agoniza e que a floresta amazônica sumiu sem deixar vestígio. Amar o Brasil é sentir-se feliz com o calor úmido da comunidade São Raimundo, escondida no meio do nada na chapada, nas nascentes do rio Preguiças."



LEIA O TEXTO INTEGRAL EM: http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/2011/04/geraldo-iensen-comenta-o-livro-as.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Um comentário:

Gonzo Sade disse...

Não é preciso nem "puetizar" essas terras exuberantes. Pena que a maioria não enxerga tais poemas naturais sempre existêntes ao redor.