Compartilhe

terça-feira, 12 de abril de 2011

"ROTA DO SAL" NO PAPOÉTICO

O “Papoético” do Sebo do Chiquinho recebe os convidados nesta quinta 14, às 19 horas, com o lançamento do projeto ROTA DO SAL.



A turismóloga Gabriela Rodrigues, produtora de logística do projeto Rota do Sal, vai apresentar um vídeo e divulgar um caminho de viagem, da qual o Maranhão faz parte, mas que muitos desconhecem.



Gabriela seguirá para encontrar com sua equipe daqui a duas semanas. Em julho estará no curso do rio Tocantins, passando pelo sul do Maranhão. Produtores de Minas Gerais aprovaram o Projeto Rota do Sal pela Lei Rouanet e, no Ministério da Cultura, e pela Lei do Audiovisual, com patrocínio da Eletrobras.



Produtores, cineastas e canoeiros se encontrarão para descer o rio Tocantins e refazer a Rota do Sal.



A viagem era feita pelos Calungas, um grande grupo quilombola, entre o rio Paraná e o Tocantins, ligando o centro oeste-norte do país em busca de sal. A viagem durava seis meses pra ir e mais seis pra voltar. Além do sal, os Calungas traziam especiarias, ervas etc.



O quilombo Calunga fica na Chapada dos Veadeiros e os remanescentes destes expedicionários ainda encontram-se vivos, alguns até (como veremos no trailler do filme) chegaram a ter seus serviços pagos com sal.



A rota passará por Carolina. Durante o Papoético vamos conhecer esta rota, ver as imagens já captadas (o trailler do projeto com depoimentos) e entender o que foi a rota e sua importância para a preservação desse importante quilombo.



Os encontros (Papoético) no Sebo do Chiquinho reúnem pessoas interessadas em arte e cultura para um diálogo descontraído, sob a mediação de algum especialista em literatura, artes plásticas, cinema, teatro, dança, patrimônio cultural etc.



Além de vender livros, Chiquinho aluga filmes e vende CDs. Quem quiser pode levar o seu disco para tocar. Há espaço para leituras de poesia e trechos de contos, performances e canjas musicais.



Lá rola jazz, blues, MPB, rock etc. Funciona em um pequeno barzinho, tem água mineral e bombom da roça para os abstêmios.



O SEBO MUDOU DE ENDEREÇO Agora está na rua dos Afogados 384 – altos. Fica na esquina da rua dos Afogados e rua São João. A entrada é por uma porta lateral na rua dos Afogados. Abra o portão de ferro e suba uma escada. Na esquina funciona a ótica Pupila.

Nenhum comentário: