Compartilhe

terça-feira, 20 de março de 2012

IMPERATRIZ: LILIA DINIZ LANÇA "SERTANEJARES"

por Lúcia Pacheco

A poeta Lilia Diniz faz o lançamento do livro "Sertanejares", hoje (21), às 19h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz, com o apoio da Academia Imperatrizense de Letras e Casa das Artes.

O livro, além de exaltar as raízes do sertão brasileiro, homenageia mestres da cultura popular de Imperatriz como Dona Francisca do Lindô, seu Marcelino, dona Ritinha da Pintada e seu João da Cruz.

Poetas amigos da escritora farão parte da programação do lançamento formando um grande sarau poético. A publicação da obra "Sertanejares" foi possível através do Edital Universal da Cultura Maranhense em 2011.

"Sertanejares" é fruto de uma análise sobre a linguagem dividida em três temas mais o Palavreado, uma novidade que ajudará os leitores a entender o linguajar específico do sertão.

O primeiro tema aborda uma questão política sobre a vida das quebradeiras de coco babaçu nos povoados maranhenses e a questão indígena, inserindo realidades de outras cidades como Arame e Tanque, retratando a imagem do interior do Maranhão.

Homenageando a Literatura de Cordel, o segundo tema apresenta poemas rimados ou “contar os causos” do sertão.


O terceiro tema é dedicado a versos líricos sobre o cotidiano dos romances sertanejos. O formato do livro é uma peculiaridade presente nas obras de Lilia, distribuído dentro de uma caixinha feita com madeira de buriti e o livro Sertanejares.



Foto: Tauari Formiga

Nenhum comentário: