Compartilhe

quarta-feira, 28 de março de 2012

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO TREZEATRAVÉSTREZE NO PAPOÉTICO

TrezeAtravésTreze reúne artistas que dialogam entre si, direta ou indiretamente, apresentando um painel de poetas e artistas plásticos maranhenses de um período que cobre os últimos 30 anos. Produzido pela Galeria HUM e revista cultural Pitomba!, com curadoria da galerista Ana Luiza Nascimento e do poeta Celso Borges, o catálogo traz poemas, quadros e esculturas da exposição que ficou em cartaz na Galeria HUM, de 13 de dezembro de 2011 a 13 de março de 2012. No lançamento no Papoético, na próxima quinta, dia 29, haverá um recital com os poetas que participam do catálogo.


TrezeAtravésTreze têm trabalhos de Fernando Mendonça, Marçal Athayde, Mondego, Cosme Martins, Marlene Barros e Roberto Lameiras, além dos poetas Dyl Pires, Fernando Abreu, Lúcia Santos, Eduardo Júlio, Celso Borges, Josoaldo Rego, Jorgeana Braga, Antonio Ailton e Paulo Melo Sousa, entre outros.


Poetas + artistas plásticos

A aproximação entre poesia e artes plásticas não é recente. No Brasil, um símbolo maior dessa parceria foi o encontro entre a poesia de Oswald de Andrade e os quadros de Tarsila do Amaral, dentro da antropofagia modernista. Outros grandes nomes da pintura nacional, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Ismael Nery e Wesley Duke Lee, também dialogaram com escritores, criando ilustrações e/ou projetos gráficos para livros de poemas.


TrezeAtravésTreze mostra que o casamento entre as duas linguagens está presente também entre maranhenses”, afirma Ana Luiza Nascimento, proprietária da Galeria Hum. Alguns pintores que integram o catálogo ilustraram livros ou participaram de projetos ligados à literatura. No caso dos poetas, é recorrente a citação de obras de artistas plásticos em seus trabalhos, o que demonstra um interesse pela expansão da linguagem para além dos versos.


TREZE ATRAVÉS TREZE no Papoético

Lançamento do catálogo

Dia 29 de março, a partir das 19h30

Com recital de Antonio Ailton, Celso Borges, Couto Correa, Eduardo Júlio, Fernando Abreu, Jorgeana Braga, Josoaldo Rego, Lúcia Santos e Paulo Melo Sousa.

Nenhum comentário: