Compartilhe

quinta-feira, 1 de março de 2012

O CIRCO DOS HORRORES DA BEIJA-FLOR






Afora os R$ 10 milhões ou ninguém sabe quanto, pagos pelo governo do Maranhão à Beija-Flor, a estética do desfile ainda pulsa nos comentários das redes sociais.

A escola levou para a Sapucaí imagens agressivas de assombrações e açoites, um circo de horrores, patético e grotesco perfil de São Luís (as fotos foram cedidas por um leitor do blogue).

A predominância de formas esquálidas e toscas marcou o desfile. De alguma forma as imagens refletem parte da cidade de São Luís e do Maranhão inteiro.


Só faltou colocar no carro abre-alas uma frase que virou chacota aqui: "é o melhor governo da minha vida"


E no carro de encerramento: "agora vai"


João Castelo de chicote e Roseana Sarney de tridente não estavam presentes no desfile, mas as imagens do desfile traduzem o sofrimento, a dor e a maldade cometidas por eles contra o povo do Maranhão.


Somos açoitados pela corrupção e chicoteados pela desmoralização nacional toda vez que se fala do Maranhão.


Aqui, de fato, é um lugar exótico, cheio de magias e feitiços: os bois voam, as aves de rapina rastejam no asfalto, as cobras são aladas e as urnas surpreendem nas mirabolantes vitórias eleitorais.

É a terra dos fenômenos sobrenaturais e dos acontecimentos surreais. Por algum desses motivos, a Beija-Flor acertou.

As paisagens do Maranhão são açoites nos olhos: em São Luís os meios-fios quebrados, falta de calçadas, praças abandonadas, o lixo, o entulho, os esgotos da Caema vazando o tempo inteiro, o odor de mijo na praça Deodoro e as cabeças cortadas do Panteon Maranhense.

Saindo da ilha, tem-se a visão do fim-do-mundo na rodoviária de Peritoró, as casas de palha e taipa na beira das estradas, a miséria do povo estampada na cara.

Não só a miséria, mas o espanto, o pranto, a morte. As cidades falidas dos prefeitos milionários, frutos de uma cultura política inspirada na corrupção e na mentira.

Tudo isso foi à Saúcaí: as carrancas, os fantasmas, os demônios...

A vergonha e a desgraça do Maranhão desfilaram na avenida misturados ao luxo e ao lixo das alegorias. Mendigos e larápios misturaram-se aos bois encantados com suas barricas cheias de tesouros.

A Beija-Flor virou um vampiro. E São Luís transformou-se na terra dos mistérios e magias, feitiços e açoites. O povo do Maranhão merecia algo melhor.

Ainda bem que Joãosinho Trinta morreu antes de ver essa palhaçada triste.

Um comentário:

Michelle Medeiros disse...

Não gosto de Carnaval, mas segundo o comentario geral de colegas que estiveram na Sapucaí o desfile foi mesmo tenebroso em todos os aspectos. Minha avó, que é super fã da Beija -Flor, disse-me que sequer reconheceu a tal escola na passarela, tão feias eram as alegorias e adereços...Acho que eles atropelaram todo o contexto que " tentaram" expor sobre São Luís. Parecia mesmo que o tema era apenas algo magico, fazendo da ilha um verdadeiro "parque tematico" em sua representação patetica. Não se viu nada sobre os poetas, sobre o titulo de Athenas Brasileira, as nossas quebradeiras de coco, os pregoeiros da praia grande.. enfim... falou-se sobre qualquer outra ilha menos a nossa!

Triste.