Compartilhe

segunda-feira, 30 de abril de 2012

POR UMA NOVA ELEIÇÃO NA UFMA - IMPERATRIZ

Marcos Fábio Belo Matos *

Vivemos recentemente, na UFMA de Imperatriz, um processo democrático honesto e histórico. Reunidos em comunidade, ouvimos as propostas dos candidatos à Direção do CCSST e votamos naquela que nos pareceu a melhor para todos. A proposta eleita ganhou por maioria dos votos de todos os segmentos – como deve ser num processo democrático. 

Por motivos que não nos cabe aqui relatar – até porque, sinceramente, não nos interessam – o diretor eleito pediu remoção para a Universidade Federal de São Paulo, campus de Santos, deixando o cargo que conquistou legitimamente. Perplexidade. Mas não desânimo. 

Agora é preciso começar de novo. Refazer o processo. Pelo estágio que chegou o amadurecimento da nossa comunidade, não é concebível instituir, como ocorreu num passado que todos lembramos bem, um diretor Pró-Tempore que fique além do tempo necessário para dirigir um novo processo eleitoral.

Acreditamos que o nosso reitor, professor doutor Natalino Salgado, sensível que é aos apelos das instâncias da universidade e compromissado com a consolidação do processo de interiorização da UFMA, saberá ouvir a voz dos integrantes deste CCSST e atender ao nosso pleito. Um diretor Pró-Tempore, mais uma vez, não interessa a ninguém. 

Mas é preciso que nos mobilizemos desde já. É preciso que as instâncias estudantis, os colegiados de curso, o conselho de Centro e toda a comunidade universitária manifestem o seu desejo por novas eleições diretas – dentro do princípio de democracia e respeito às ideias e propostas de cada candidato. Como já fizemos, como faremos tantas vezes seja preciso.

Temos todas as condições de tomar as rédeas do nosso próprio destino e construí-lo com autonomia, juntamente com aqueles que aqui queiram ser felizes, queiram contribuir com a universidade e com a região, pois temos, em última instância, o dever profissional de fazer desenvolver-se o lugar  no qual estamos inseridos, onde estudamos, trabalhamos e que nos acolheu. 

É hora, de novo, de juntar forças, agrupar interesses, em prol do crescimento do nosso Centro. Enfim, de fazer “tudo novo de novo”, como bem cantou Paulinho Moska.

* Marcos Fábio Belo Matos

Professor doutor do Curso de Comunicação – habilitação em Jornalismo
Coordenador do G.Mídia – Grupo de Pesquisa da Mídia Jornalística
Coordenador do Cineclube Muiraquitã – Projeto de Extensão do Curso de Jornalismo

Um comentário:

Marizélia Ribeiro disse...

Em Imperatriz, não existia a função de Prefeito de Campus (uma das Unidades Administrativas), que é nomeado pelo Reitor. Em qualquer função acadêmica, inclusive Diretor, o Reitor pode nomear, por 30 dias, um pro tempore. Depois, deve convocar Eleição (ver Regimento e Estatuto UFMA).

Professora Marizélia Ribeiro - APRUMA