Compartilhe

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CAPS AD 24 HORAS SERÁ IMPLANTADO EM IMPERATRIZ

Os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa portaria reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, que têm a missão de dar um atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

Em Imperatriz, as drogas que mais aparecem como causa de transtorno mental são o álcool e o crack. E de acordo com a última atualização, realizada em setembro de 2011, o CAPS AD atende cerca de 143 pacientes. 

Porém, existe uma rotatividade muito grande na procura e permanência do usuário de álcool e outras drogas no serviço. São realizadas atividades todos os dias da semana, iniciando com um café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Para que se atenda tal demanda, o CAPS AD irá se tornar um CAPS que funcione 24 horas (CAPS AD III). Com este funcionamento, será possível realizar atendimento no período noturno, facilitando o acesso para pessoas que trabalham durante o dia; manter em observação usuários que estão em crise ou em processo de reaparecimento dos sintomas iniciais, evitando assim possíveis internações e agravos no quadro; receber no período noturno crianças e adolescentes, que deverão passar o dia em serviços diversos especializados no atendimento desta população.

Assessoria CAPS AD Girassol
capsaditz@gmail.com

Nenhum comentário: