Compartilhe

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MONTEIRO APLICA GOLPE NO PT DE VIANA

Cada dia mais degenerado, o PT do Maranhão multiplica com ferocidade as práticas mais nefastas da política, tornando-se igual ou pior que qualquer outro partido de aluguel.

O episódio recente aconteceu no município de Viana, onde o encontro que definiu a candidatura do PT à Prefeitura foi desfeito.

Em 20 de maio, os filiados de Viana realizaram um encontro municipal e decidiram que a candidata à Prefeitura seria a agente de saúde Vicentina Mendonça, que obteve 89 votos, derrotando o empresário Afonso Trindade, com 75 votos.

O encontro foi registrado em ata, conforme manda o regulamento eleitoral do PT, mas esse tipo de ordenamento jurídico não tem qualquer validade no petismo maranhense.

Enviado especial do vice-governador Washington Oliveira (WO), o presidente estadual do PT Raimundo Monteiro convocou (no dia 1º de junho) um novo encontro para ser realizado em 2 de junho, apenas um dia após a convocatória.

Monteiro desembarcou em Viana e acionou a tropa de choque do PT abrigada na Prefeitura. Rapidamente fez uma nova eleição, com voto de cabresto, dando a vitória ao empresário Afonso Trindade, com 44 votos, e apenas 3 para Vicentina Mendonça.

Partidários de Vicentina protestaram contra a manobra, mas já era tarde. Resta agora um recurso ao Diretório Estadual, onde a turma de WO está armada até os dentes para homologar o golpe.

A votação do dia 20 de maio, que deu a vitória a Vicentina, foi secreta. No encontro de Monteiro prevaleceu o voto de curral, com declaração do nome do candidato e entrega de crachá.

PERFIS E ALIANÇAS

Vicentina pretendia aliança com o PCdoB e o PSB, partidos da base do governo Dilma Roussef.

O empresário Afonso Trindade, operador do programa Luz para Todos, é aliado do deputado estadual Chico Gomes (DEM). Os petistas vianenses aliados de Trindade querem aliança não só com o DEM, mas com o PSDB também.

PRECEDENTES

A prática de intervenções e anulação das decisões no PT foi acentuada em 2010, quando o Encontro Estadual de Tática Eleitoral optou por uma aliança com o PCdoB, tendo Flavio Dino candidato a governador.

Dias depois WO e Monteiro articularam uma intervenção da Direção Nacional do PT no Maranhão e forjaram uma aliança com o PMDB, entregando o partido para José Sarney (PMDB).

De lá pra cá a porteira abriu de vez e tudo é possível. Nenhuma decisão do PT está garantida. A qualquer momento muda tudo na “dialética” petista-sarneísta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edwilson, o empresário Afonso Trindade, não é filiado no PV, como o senhor postou, ele é filiado no PT.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ok, Corrigido. Foi erro de digitação. Ed Wilson