Compartilhe

quarta-feira, 4 de julho de 2012

UFMA FEZ BONITO NO 10º. SALIMP


Marcos Fábio Belo Matos –
Prof. Dr. Curso de Comunicação Social – Jornalismo do CCSST – Ufma Imperatriz

Mais um Salimp em Imperatriz. Este ano, uma programação sem escritores de renome, mas recheada de pratas da casa e com dois shows musicais de peso: Chico César abriu e Nilson Chaves fechou, duas apoteoses da melhor música brasileira para saudar a literatura.

Uma das novidades deste ano foi a participação, efetiva e em bloco, da UFMA. Por meio de palestras, mostras científicas, sessões de cinema, recital e oficina, os professores e alunos protagonizaram belos momentos.

Logo na entrada do Centro de Convenções, foi montado, sob a coordenação da professora doutora Tereza Bom-Fim, que também é membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), o “Espaço Infantil de leitura”. Com a atuação dos alunos do Curso de Pedagogia, eram promovidas leituras de livros infantins com crianças e professores, propocionando interação academia-comunidade.

No Café Literário, foram realizadas as palestras: “Direito, linguagem e poder”, com os professores doutores Cássius Guimarães Chai (membro da AIL), do Curso de Direito e Li-Chang Shuen Cristina Sousa, do Curso de Jornalismo; “Livro-reportagem: panorama nacional e perspectivas regionais”, com o professor mestre Alexandre Zarate Maciel. No mesmo espaço, aconteceu também a oficina “Direitos fundamentais: aplicação prática”, com o professor doutor e também acadêmico, Weliton Carvalho, do Curso de Direito. 

Houve ainda apresentações de trabalhos científicos de professores e alunos, numa mostra do que está sendo produzido nos grupos de pesquisa  e como resultado de trabalhos de conclusão de curso na UFMA em Imperatriz.

O Café Literário também foi palco das sessões do “Cineclube Muiraquitã”, que promoveu o festival “Cinema e Literatura”. Foram cinco mostras, com filmes baseados em obras literárias nacionais: “Grande Sertão:Veredas”, “O Cortiço”, “A Cartomante”, “Batismo de Sangue” e “Quincas Berro D´água”. Antes de cada sessão, eram exibidos curtas metragens produzidos em Imperatriz, dos cineastas Antônio Fabrício e Antônio Wagner.

Na arena cultural, aconteceu a palestra “A Redação no ENEM”, ministrada pelo professor doutor Marcos Fábio Belo Matos, que também participou do “Sarau dos Mortais e Imortais”, no encerramento do Salimp.

Certamente que a participação da UFMA, assim como de outras universidades e faculdades no Salão do Livro,  cumpre a função de aproximar ainda mais a universidade da comunidade na qual ela está inserida e de fazer retornar, em forma de conhecimento, aquilo que o cidadão investe, como tributos, para o crescimento de todos.

E que venha o próximo Salimp. E que a UFMA possa tornar-se ainda mais efetiva na construção desse que já é o evento cultural mais importante da cidade e região.

Nenhum comentário: