Compartilhe

sexta-feira, 5 de abril de 2013

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA INICIA PLEBISCITO SOBRE A EBSERH


Professores, servidores técnico-administrativos e os estudantes da UFMA, representados por suas entidades organizativas, iniciam segunda-feira (8) a mobilização para o Plebiscito sobre a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Um dos pontos de concentração, dia 8, às 8 horas, será na entrada principal do Hospital Universitário (Presidente Dutra), com o lema “Diga não à Ebserh”.

As entidades estudantis e sindicais combatem a Ebserh porque a empresa contraria os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), abrindo a possibilidade de parceria com grupos privados, aumento da terceirização nas contratações e desvinculação dos hospitais universitários às práticas de ensino, pesquisa e extensão. 

O plebiscito será estendido até o dia 16 de abril, em todo o campus do Bacanga e nos terminais da integração da Praia Grande e Cohab.

A comunidade universitária e a população usuária do SUS estão convidadas a participar do plebiscito, expressando sua opinião a respeito da adesão dos Hospitais Universitários Federais à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

O plebiscito ocorre simultaneamente em todo o Brasil, organizado pelo ANDES-SN, Fasubra, Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), Fenasps e pela Frente Nacional Contra a Privatização do SUS.

A mobilização tem o objetivo de informar a comunidade universitária e os usuários dos Hospitais Universitários sobre a Ebserh e os riscos que ela apresenta ao SUS e à autonomia universitária.

Na avaliação das entidades, a coleta de votos sobre a Ebserh é mais um instrumento que os movimentos sindicais e sociais podem utilizar para ganhar força política e dialogar com a sociedade sobre as consequências da implementação desta empresa por parte do Governo Federal.

VOTAÇÃO NO PLEBISCITO

Na cédula para a votação, aparecem quatro itens que explicam como a Ebserh contribuirá para o desmonte dos serviços prestados nos HU, como a possibilidade de parceria com grupos privados, aumento da terceirização nas contratações e desvinculação dos hospitais às práticas de ensino, pesquisa e extensão das universidades. 

Os votos coletados serão entregues ao Ministério da Educação (MEC), no dia 24 de abril, em ato durante a Marcha à Brasília, atividade nacional da Jornada de Lutas Unificadas, organizada pelo Espaço de Unidade e de Ação.

Veja abaixo o documento das entidades sindicais com uma análise crítica sobre a criação da Ebserh:

PARTICIPE DO PLEBISCITO SOBRE A EBSERH 
(Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)

A saúde é direito de todos e um dever do Estado. Com muita luta a sociedade brasileira conseguiu aprovar na constituição federal o Sistema Único de Saúde – SUS. Contudo ainda não conseguimos a efetiva implementação do SUS que garanta do pleno acesso a um Sistema de Saúde 100% público, gratuito, universal e de qualidade.

Os Hospitais Universitários (HUs) são ferramentas importantes para a formação com qualidade dos profissionais que trabalharão na área da saúde, seus gestores, políticas públicas, além de cumprir fundamental papel na assistência, sendo responsável por grande parte do atendimento do SUS. Estes mesmos hospitais tem sofrido um processo continuado de sucateamento e de precarização das relações de trabalho e a falta de financiamento público.

O governo federal diante desta crise instalada nos hospitais universitários aponta como solução a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) vinculada ao MEC para administrar esses hospitais. Ocorre que a EBSERH não é a solução para os graves problemas na saúde pública, pois com ela o governo intensificará ainda mais o processo de terceirização nos HUs, implementando uma lógica de mercado e uma lógica de produção de fábrica em sua administração.

A questão do financiamento não está resolvida e com esta empresa o governo abre a possibilidade de cobrança de serviços nos hospitais como já acontece no hospital clínicas de Porto Alegre onde apenas parte dos serviços é feita pelo SUS e outra parte do hospital é reservada para o atendimento particular e de convênios como forma de arrecadar recursos para manutenção do hospital desobrigando o governo desta responsabilidade.

Diante desta grave ameaça aos direitos do cidadão de ter um serviço de saúde gratuito e de qualidade sob a responsabilidade do estado a comunidade universitária tem feito um enfrentamento ao governo e reitorias que insistem na implementação deste modelo de hospital. Tamanha a ameaça que a própria sociedade civil organizada nos conselhos de saúde em suas diferentes esferas e conselhos profissionais já se posicionaram contrários a implementação da EBSERH nos hospitais Universitários.

Hoje mais uma vez estamos alertando a população sobre o desmonte da saúde pública que impõe um prejuízo de imediato aos usuários dos Hospitais Universitários. Estamos realizando um plebiscito sobre a implantação da EBSERH e contamos com a participação da comunidade universitária e dos usuários destes hospitais para fazer com que o governo respeite as conquistas da sociedade.

PARTICIPE DO PLEBISCITO NACIONAL

Diga não a EBSERH! 

ANDES-SN 

FASUBRA

FENASPS

Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

(Com informações do Andes-SN e Apruma)

Um comentário:

Anônimo disse...

Em relação ao que foi postado, é válido salientar que nem todas as Entidades envolvidas na organização são contra a EBSERH. Existem entidades que apoiam o plebiscito como meio imparcial de coletar votos a favor ou contra a EBSERH. Por isso, acho justo deixar muito claro quem são as entidades estudantis que estão na luta contra a EBSERH.