Compartilhe

sábado, 5 de outubro de 2013

2014: FLAVIO DINO FEZ OPÇÃO PELO ATALHO

Terminada a eleição para prefeito em 2008, o PCdoB saiu da campanha com um saldo positivo, apesar da derrota de Flavio Dino para João Castelo (PSDB).

Os comunistas  “perderam ganhando”, porque projetaram um nome para as futuras disputas em cargos majoritários.

Candidato ao governo em 2010, Dino estadualizou o nome e colocou-se na “fila” para assumir o Palácio dos Leões. Derrotado novamente, ganhou a condição de principal liderança de um campo heterogêneo da oposição à oligarquia Sarney.

Mas, nem todos os comunistas tinham o mesmo entendimento sobre o caminho a seguir depois de 2010.

Parte do PCdoB preferia Dino candidato à Prefeitura de São Luís novamente em 2012. Os entusiastas dessa proposta alimentavam os seguintes argumentos: Flavio precisava de uma experiência administrativa bem sucedida e, principalmente, necessitava comandar um núcleo político progressista a partir da capital.

Essa seria a longa caminhada, conjugando uma boa gestão na capital com a formação de um pólo democrático-popular em aliança com os movimentos sociais, sob a hegemonia de um viés de centro-esquerda.

A longa caminhada daria tempo ao tempo e condições de formatar uma plataforma política e administrativa consistente para o Maranhão, que de fato conseguisse romper com os vícios oligárquicos.

Por esse viés, as questões programáticas teriam preponderância sobre o pragmatismo eleitoral.

Outros comunistas advogavam o caminho mais rápido, ou seja, o atalho. Flavio deveria seguir direto para disputar o Palácio dos Leões, liderando a oposição heterogênea e agregando toda e qualquer dissidência conservadora da oligarquia.

E assim foi feito. Dino chegou em 2013 ladeado por Weverton Rocha, Waldir Maranhão, Raimundo Cutrim e Zé Vieira, entre outros.

Ele sabe que, se fizer as alianças apenas com os puros, não ganha a eleição! O pragmatismo eleitoral fala mais alto para quem já sofreu duas derrotas consecutivas.

O caminho pelo atalho empodera a máquina da campanha, amplia as condições materiais de vitória e amedronta o adversário maior. Com todas as armas necessárias para ganhar a guerra, Dino vai para o campo de batalha disposto a tudo para vencer.

O atalho venceu a longa caminhada. Flavio larga na frente, mas o jogo só começou. O inimigo é perigoso. Eleição às vezes é atravessada por aquela máxima perturbadora: o imponderável da política.

Um comentário:

Anônimo disse...

Respeito a sua visão sobre o jogo político como novela de interesses, que só pode ter um "final feliz" quando difíceis, mas importantes alianças políticas derem condições para a vitória. Mas falemos francamente: essa união de Flávio Dino com Zé Vieira e com Raimundo Cutrim é similar a do ex-presidente Lula à família Sarney. E mais: Cutrim suja o nome do PC do B, põe em crise o sentido comunista do partido e solidifica a falta de fidelidade partidária por ideologia política maranhense. Flávio Dino pode até ser competente como gestor no futuro, mas dá todos os indícios de que segue antigos e inescrupulosos paradigmas políticos. Tudo em nome do poder, e não da causa.