Compartilhe

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MORADORES DO ANIL MOBILIZAM-SE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DO BAIRRO

por Tamires Moraes
Estudante de Relações Públicas da UFMA
Mariany explica os passos do projeto Bibliobairro durante a 7ª Feira do Livro
Apresentado na 7ª feira do Livro de São Luis, idealizado pela estudante de Design e moradora do bairro do Anil, Mariany Carvalho, o projeto Biblioteca do Bairro teve início a partir da inquietação da jovem estudante, que pretendia dar sua contribuição para a melhoria da vida das pessoas da sua comunidade. 

Pensando em como por em prática este projeto, convidou um grupo de amigos, estudantes (UFMA e UEMA) e jovens moradores do bairro e iniciaram com reuniões, aplicação de pesquisas no bairro e recebimento de doação de livros.

Percebendo que o principal ponto de partida para a modificação de uma realidade é a educação, deu-se então origem à Biblioteca do bairro. Durante a apresentação do projeto, Mariany fez uma contextualização, explicando que bibliotecas comunitárias são organizadas pela comunidade e para a comunidade, diferenciando-se das bibliotecas públicas, principalmente pela participação da comunidade na sua gestão e organização, e por não ser subordinada ao governo.

O próximo passo é aquisição ou aluguel de um prédio para inaugurar a biblioteca, que já conta com um bom acervo doado por várias pessoas.


Voluntários do projeto Bibliobairro aplicaram pesquisa junto aos moradores do Anil
Para a elaboração do projeto, implementou-se uma pesquisa na comunidade, onde foi constatado que os moradores possuem desejo pela leitura, porém, não têm acesso fácil aos livros. As poucas bibliotecas que o bairro possui estão localizadas dentro das escolas e não são acessíveis às donas de casa, mães e pais dos estudantes destas escolas.

O grupo utiliza de um conceito mais atual sobre o que é biblioteca, explicando que não se trata apenas de um lugar onde se busca livros, mas sim um ambiente onde se tem interação e aprendizado para a vida e, principalmente, para a mudança e melhoria de grupos ou comunidades inteiras. Entende-se melhoria como a construção de um conhecimento coletivo que resultará na busca de solução aos problemas práticos e corriqueiros. 

A Bibliobairro visa, além de empréstimos de livros, a realização de palestras, workshops, oficinas, minicursos, campanhas de doação, concursos literários, sessão de cinema, bate papo com escritores, feiras de livros, entre outras ações. 

O objetivo principal da Bibliobairro é proporcionar um espaço onde os cidadãos possam desfrutar de momentos de lazer com cultura, através de conteúdo educacional, informativo e criativo. Desta forma, incentivando a comunidade a ler mais e a ter prazer na leitura, ocasionando assim, entre outros fatores a diminuição da evasão escolar, a criação de saídas para eventuais dificuldades vivenciadas pelos moradores do bairro. 

Pensando no cenário atual de São Luis, com poucas livrarias, estas bibliotecas nos bairros seriam uma alternativa para aproximar os leitores dos livros, criando novas opções culturais na cidade.

No momento, o projeto necessita de apoio para a obtenção de uma sede no bairro Anil, onde se pretende instalar a primeira biblioteca de bairro. Além do mais, se faz necessária a participação voluntária da sociedade civil.

Acesse e conheça esta iniciativa:
Facebook: Biblioteca do bairro
Blog: Bibliobairro.wordpress.com
Email: bibliobairro@gmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela matéria e pelo apoio ao projeto, Ed Wilson! Dar valor à educação é o primeiro passo pro desenvolvimento de uma comunidade, e o incentivo a projetos como o da Biblioteca do Bairro só contribui para que a gente trabalhe em prol dessa ideia. Obrigada!