Compartilhe

sexta-feira, 19 de março de 2010

DEBATES CULTURAIS EM IMPERATRIZ

Integrantes da comunidade artística na região tocantina reúnem-se no Fórum Municipal de Cultura (FMC) para dialogar e preparar ações de difusão e valorização das manifestações estéticas de Imperatriz.

O diretoria provisória do Fórum é composta pela Fundação Cultural, Casa das Artes, Núcleo de Estudos Afro-Indígenas da UEMA (NEAI), Centro Acadêmico de História e Coletivo de Cultura e Meio Ambiente Arte Alternativa.

A Lei de Proteção ao Patrimônio e o Sistema Municipal de Cultura são algumas das bandeiras da organização, que agora concentra esforços na realização do 5º Fórum Imperatrizense de Cultura, previsto para o início de maio.

A mobilização dos artistas na região tocantina resultou, em 2008, no movimento Ocuparte. À época integrantes de várias organizações tomaram de forma organizada e produtiva o prédio da biblioteca pública municipal de Imperatriz.

O Ocuparte tinha como desdobramentos instalar os artistas nos prédios públicos abandonados e utilizar os espaços para a implementação de ações culturais na cidade.

As reuniões do FMC vão traçando também o calendário cultural de 2010 na região tocantina.

UFMA - No campus II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o projeto Comcultura, coordenado pela professora de Jornalismo Leticia Cardoso, trabalha no mapeamento das diversas vertentes estéticas da região, observando como ocorre o processo de visibilidade midiática de cada estilo.

Veja mais sobre as cenas culturais de Imperatriz no site: www.pracadacultura.com/index.php

Nenhum comentário: