Compartilhe

sábado, 20 de março de 2010

PT DO MARANHÃO: LOTES À VENDA?

por ROGÉRIO TOMAZ JR

A governadora biônica – colocada no cargo pelo voto de cinco juízes – do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), quer comprar o Partido dos Trabalhadores (PT) no seu estado.

Doloroso constatar, há quem esteja disposto a vendê-lo.

Ignorando mais de quatro décadas de luta renhida, onde não foram poucas as baixas, contra a oligarquia Sarney – tendo à frente do campo popular o PT e o PDT – e tudo de ruim que ela representa, algumas lideranças obtusas estão dispostas a rasgar a história do maior partido de massas do Ocidente e capitular diante do poder econômico.

No próximo dia 26 de março, no Encontro Estadual do PT-MA, não estarão em disputa apenas a política de alianças e a estratégia eleitoral da legenda para 2010.

Estará em jogo, acima de tudo, que tipo de mensagem o Partido dos Trabalhadores enviará à sociedade maranhense.
LEIA O ARTIGO COMPLETO NO BLOGUE DO ROGÉRIO TOMAZ JR: http://brasiliamaranhao.wordpress.com/

6 comentários:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Caro Ed,
realmente essa de vender o PT é terrível. Essa recusa, essa determinação contrária deveria ser estendida a todos os diretórios municipais. O PT do Maranhão não deve ser vendido ao PMDB. Está certíssimo. Mas também não pode ser vendido ao PDT e nem a partido algum. Muito menos servir de escritório municipal da tucanada (PSDB). O problema não está só no Diretório Estadual.
Você tem dúvida, Ed?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Francisco,
O PT não deve ser linha auxiliar nem de Sarney nem de Jackson, duas faces do sistema oligárquico. Pior ainda é entregar-se aos tucanos.
O núcleo hegemônico da aliança da esquerda deve ser formada pelo PT e pelo PC do B. Outros partidos podem vir a integrar uma frente de oposição, mas não na condição de comandantes.
Ed Wilson

Anônimo disse...

E no caso de aliança com o grupo Sarney ainda vem o DEM com força total, inimigo n°1 do governo Lula.
Um abraço.
Nelsinho

Anônimo disse...

Ed, e pode ser linha auxiliar de Flavio Dino e do PCdoB?
Ricardo Milán

Fábio disse...

Entendo o posicionamento de todos. Mas não vejo como uma "venda", um partido deve tentar ao máximo estar presente no governo, seja qual for. Se agora, tem uma boa chance de estar lá, pq não tentar?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ricardo,
A aliança com o PC do B é programática e o PT terá espaço em áreas estratégicas do governo Flavio Dino, assim espero.
No caso de aliança com Roseana ou com Jackson, é só pragmatismo.
Ed Wilson