Compartilhe

domingo, 28 de março de 2010

O DIA E A HORA DO PLANETA URBANO


O texto abaixo deveria ter sido publicado ontem, por ocasião da "Hora do Planeta", mas não foi possível devido à urgência de atualizar o blogue com o resultado do encontro do PT. Peço desculpas ao leitor e ao amigo colaborador Samuel Marinho. Aprecie:

Samuel Marinho *

“No dia 27 de março apague as luzes as 20:30”

Foi um anúncio da Rede Globo que vi hoje às 00:05 , dia 27 de março, antes de começar a escrever este post.

Dia 27 de março de 2010 é assim então o dia da hora do Planeta.

Dia 27 de março de 2010 é, por coincidência, o dia em que Renato Russo faz 50 anos.

É também o dia do aniversário de Xuxa, “a Rainha dos Baixinhos”. Aquela que tinha um programa chamado Planeta Xuxa, lembram? Bem... acho que estou fugindo do assunto...

Ilariês e luas de cristais à parte, Renato Russo em uma de suas canções mais executadas bradou: “Não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas agora”.

Sinceramente não sei o que fazer da minha vida, nem com essas luzes todas.

Ajudo o Planeta (que não é o da Xuxa hein gente...) ou presto uma sincera homenagem ao poeta que quis o perigo e sangrou sozinho?

Como bom adepto da necrofilia da arte, fui pesquisar a pauta de homenagens dos fãs religiosos da Legião.

Descobri, por acaso na internet, que alguns lançamentos fonográficos estão em pauta e nenhum deles tem haver com o tal dia da hora do Planeta.

A trilha sonora do longa-metragem “Faroeste Caboclo”, a ser lançado provavelmente este ano, é um deles.

Um disco de duetos-montagens é outro.

Esta última proposta, bizarra como um frankstein, é aguardada pela interpretação de Cássia Eller para “Vento no Litoral”, em um tributo ao líder da Legião, mixada com os vocais de Renato na versão original de 1991 do disco “V”, o que também não é tanta novidade para os fãs mais fervorosos.

Que planeta é esse, meu Deus?

A homenagem mais sincera parece ser a da cantora e compositora paraense Leila Pinheiro.

Amiga íntima de Renato, a quem ele dedicou uma bela música intitulada “Leila” que fala de baratas voadoras, Leila Pinheiro está lançando “Se fosse só sentir saudades...”, um disco inteiro com canções daquele que ela sempre lembra como o “compositor mais lírico da minha geração”.

Coincidência ou não, Leila Pinheiro só tinha gravado até aqui duas das músicas de Renato Russo a que fiz referência anteriormente: Tempo Perdido e Vento no Litoral. Talvez a música das baratas voadoras não tenha caído tão bem para a sua voz.

No seu blogue oficial, ela declara o desafio que é cantar a originalidade absurda de uma discografia inteira gerada em cima de três acordes: "Tomara eu consiga achar a minha cara no que tenho ouvido e consiga dar voz a essa música tão diversa da que faço, ouço e canto".

O anúncio da Rede Planeta, digo Globo, terminava intimidando o telespectador: “Hoje é o dia do Planeta. E você de que lado está?”

Acho que estou do lado da “Casseta”, pensei na lata.

Mas pra prestar minha homenagem a Renato e ficar em paz comigo mesmo prefiro responder aqui agora com um de seus versos “Estou do lado do bem, com a luz e com os anjos”.

Esqueçam a Casseta, minha gente.

Salvem o Planeta Urbano, urgente!

* Samuel Marinho é colaborador deste blogue, contador e servidor público federal.

4 comentários:

http://divinainvencao.blospot.com disse...

O Renato é uma gaivota iluminada!Legião.

http://divinainvencao.blogspot.com disse...

E você como contador, é um ótimo publicitário. A globo está lhe pagando? (risos)

Samuel Marinho disse...

Obrigado pelo elogio
Ser publicitário hoje é o meu desafio particular de vida
Faço isso de graça
Na verdade pelo prazer
Eu já coloquei minha alma a venda a muito tempo, vc naum percebeu?? Precisamos consumir tudo nesse mundo: a Leila, a Legião, a Xuxa, a Rede Globo... Vai planeta...
Um grande abço.

Anônimo disse...

eu também deixei todas as luzes acesas na hora do planeta....
bela homenagem...
realmente se fosse só sentir saudades....
Ivana