Compartilhe

sábado, 20 de agosto de 2011

NOVAS DENÚNCIAS CONTRA O MINISTRO PEDRO NOVAIS

DIMMI AMORA e ANDREZA MATAIS, DE BRASÍLIA

FELIPE SELIGMAN, ENVIADO ESPECIAL A SÃO LUÍS

Recursos assegurados pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, para uma obra no Maranhão beneficiaram uma cidade sem nenhuma vocação turística e uma empreiteira fantasma, cuja sede fica em um conjunto habitacional na periferia de São Luís, a capital do Estado.

No ano passado, quando exercia o mandato de deputado federal, Novais apresentou emenda ao Orçamento da União para destinar R$ 1 milhão do Ministério do Turismo à construção de uma ponte em Barra do Corda (450 km ao sul de São Luís).

A pasta assinou convênio com a prefeitura em 8 de dezembro e já empenhou (reservou para gastos futuros) todo o valor da emenda. Neste ano a prefeitura fez a licitação, vencida pela Planmetas Construções e Serviços.

A sede da construtora fica num conjunto habitacional de baixa renda em São Luís.A Folha esteve no local, conhecido como Carandiru, em referência ao antigo presídio de SP. São prédios simples.

No endereço da Planmetas atendeu uma senhora de nome Delí. Questionada sobre um dos dos donos, Roberto Beckenbauer Sagadilha Correa, disse que é seu neto, mas que ele não mora mais ali.A Folha quis saber se a empresa de fato funcionava.

Delí não soube dizer onde fica a sede. Disse que o neto montou um escritório, mas que também havia mudado.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão, nem Correa nem o outro dono, Francisco Pereira Nunes, constam como engenheiros.

NOME FALSO

No local onde será feita a ponte em Barra do Corda há uma placa da firma na qual consta como engenheiro responsável José Fernando Trindade Junior. Procurado pela Folha, disse que "não trabalha nem nunca ouviu falar na empresa Planmetas".

O registro profissional que está na placa não confere com o de Trindade. Não há nenhum profissional com o registro citado na placa. O Crea também não encontrou nenhum registro dessa obra.

Barra do Corda é a cidade do interior com mais verbas do Turismo: R$ 15 milhões. O valor é dez vezes superior ao das cidades turísticas de Alcântara e Barreirinhas.

Das emendas de Novais, a de Barra do Corda tem o valor maior. Em dezembro de 2010, o Turismo assinou seis convênios com a prefeitura -quatro deles no dia 31.

Em fevereiro, a PF deflagrou operação em Barra do Corda. A Justiça decretou a prisão do prefeito Manoel Mariano Souza (PV), de parentes e de servidores. Ele obteve habeas corpus e não foi preso.
Colaborou FERNANDA ODILLA, de Brasília

Um comentário:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Caro Ed,
O senhor Novais é um cidadão Incomum... e um incrível paradoxo: Anão Gigante. Não é sem motivos a sua brilhante votação...sem residir aqui.. e, até pouco tempo,ser um notório desconhecido na capital do estado: as coisas dele estão em lugares não existentes. Será que é um gnomo? Uma entidade paranormal? Ou só mesmo um turista do Caribe? A única coisa certa é que ele era baixo-clero no Congresso e jamais chegaria a esse Ministério (Misterioso)com suas próprias pernas, pois são curtas demais para tamanho salto. O que nos remete àquele velho ditado: Jabuti não sobe em árvore...
Ou Dilma... busca combinar apoios específico e o apoio difuso... ou vai desandar.. Vai ficar fragilizada e refém..das velhas sobras.. Ou assume o compromisso do combate à corrupção ou vai ser arrastada para a mesma estatura do ministro caribenho "do" Maranhão. Agora é tarde para soltar a vassoura..ou varre ou a vassoura se voltará contra ela.