Compartilhe

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROJETO FOMENTA DEBATE SOBRE POLÍTICA CULTURAL EM IMPERATRIZ

Nos dias 30 e 31 de agosto ocorrerá o evento científico-cultural promovido pelo Comcultura, um projeto de pesquisa e extensão do curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz.


O projeto foi criado em 2009 pela professora Letícia Cardoso e coordenado pelo professor Marcus Túlio Lavarda. Tem como objetivo promover a interação cultural entre a Universidade e os grupos que desenvolvem manifestações culturais na cidade.

O projeto planeja novas ações culturais no Campus de Imperatriz e o I Seminário Científico-Cultural é o primeiro evento promovido pelo ComCultura no ano de 2011. O professor Túlio explica que ocorrerão palestras e oficinas. “Vamos ter a parte teórica, onde serão realizadas palestras no auditório, e a parte prática que serão as oficinas ministradas por grupos culturais da cidade”.

A professora Letícia relembra que assim que chegou a Imperatriz para trabalhar na UFMA idealizou um projeto que pudesse possibilitar o conhecimento da cultura local. A pesquisadora percebeu que na cidade existe uma diversidade cultural expressiva.


Ao mesmo tempo, observou uma concentração de estilos musicais de forma massiva, como o forró e o sertanejo, enquanto que as outras manifestações culturais ficavam esquecidas, tanto na mídia quanto nos eventos públicos. Para Letícia Cardoso, isso acontece principalmente por falta de políticas públicas no campo da cultura.

Explica ainda que o Comcultura tem como propósito reavivar o debate sobre as políticas culturais locais e ajudar a construir de forma coletiva ações que valorizem as manifestações culturais da cidade.


Também comenta que nos bairros e nas periferias existem muitas manifestações culturais, mas que são praticamente desconhecidas da população. Por isso, a proposta é promover eventos na UFMA Imperatriz e fomentar no espaço universitário a troca de ideias sobre a área cultural.


Já foram realizadas oficinas de software livre, apresentações de grafiteiros, de grupos tradicionais, entre outras. A professora acredita que, valorizando os artistas e as produções culturais, o poder público poderá repensar as políticas públicas na área.


Segundo Letícia, é importante dar atenção à produção cultural local, mas ressalta que não devemos esquecer a relação da região com o global.


As atividades no primeiro ano do grupo, em 2009, aconteceram graças ao esforço voluntário de cada membro da equipe. No ano passado, o projeto concorreu ao edital do MEC, quando conseguiram financiamento para o mesmo.


E com quase dois anos de existência, o projeto ComCultura tem um calendário de eventos e atividades para o ano de 2011, com o intuito de continuar fomentando o debate cultural em Imperatriz.

Texto de: Nonato Pereira

Edição: Hyana Reis

Nenhum comentário: