Compartilhe

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EXPERIMENTAM BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA

O Programa Municipal de Equoterapia, realizado no Parque de Exposições de Imperatriz, é um método terapêutico que proporciona às pessoas portadoras de necessidades especiais o bem estar físico e a integração dos mesmos no convívio social, diminuindo suas limitações. 


As seções são feitas com a utilização de cavalos, permitindo aos participantes o relaxamento e a melhoria de suas habilidades motoras e educativas. O programa é uma parceria da Prefeitura de Imperatriz com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural ) e completa 5 anos no dia 16 de julho.

O projeto atende 10 participantes por dia, de terça a sexta das 17h às 20h, tendo atualmente 40 participantes com diversas patologias, dentre elas: síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, síndrome de rett, problemas respiratórios, transtornos musculares, síndrome do pânico, problemas de comportamento, ansiedade e acidentes de trabalho. A equipe de profissionais é composta por psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, equitador e educador físico e o coordenador.

O programa foi o segundo a ser fundado no Maranhão e serviu como base para a criação nas cidades de Balsas e Grajaú. A equoterapia atende as pessoas em 3 áreas: saúde, educação e inclusão social. Após cada seção os profissionais reúnem-se para discutir os avanços e as melhorias dos participantes. O tratamento dura 2 anos, podendo aumentar dependendo de cada caso. É disponibilizado também um veículo para busca e retorno dos participantes as suas residências.

(Assessoria de Comunicação) 

Contatos: Assessoria

Pamella Bandeira: 84191720

Nilzeth Alves: 81430054

Rosana Barros: 8042428

Roseane Cardoso: 81497409

Um comentário:

Unknown disse...

Esse trabalho ajuda muita gente, inclusive tenho uma sobrinha que faz esse tratamento lá e os resultados são os melhores possíveis.