Compartilhe

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RÁDIOS COMUNITÁRIAS PARTICIPAM DA CAMPANHA EM DEFESA DO PROJETO FICHA LIMPA

Participantes da oficina de radiojornalismo, em Nova Olinda,  exibem certificados
A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço) iniciou neste sábado a divulgação do projeto “Ficha Limpa para os poderes Executivo e Legislativo no Maranhão”, de autoria do deputado estadual Zé Carlos (PT).

O Projeto de Lei Nº 142/2011 visa moralizar o serviço público, proibindo a nomeação de servidores para função de confiança ou em cargo de comissão que tenham sido julgados e condenados por diversos crimes, como: abuso do poder econômico ou político; contra a economia popular, a administração e o patrimônio público e privado; contra o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência, bem como os praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

A Abraço participa da iniciativa divulgando o projeto junto às emissoras comunitárias em todo o Maranhão, com o objetivo de sensibilizar os ouvintes a engajarem-se na iniciativa e preencher o abaixo-assinado que acompanha o texto do projeto.

Desde o ano passado a entidade vem dialogando com o gabinete do deputado Zé Carlos, com o objetivo de construir uma parceria de mobilização em torno do projeto, a princípio com a aprovação de uma moção de apoio da diretoria plena da Abraço sobre o Ficha Limpa.

“A participação das emissoras na mobilização vai ao encontro das aspirações de milhões de maranhenses que desejam a moralidade no serviço público e a efetiva ética na política”, diz o texto da moção, assinado por representantes da diretoria executiva de São Luis e pelos secretários regionais do Alto Turi, regiões Sul, Central, Lençóis-Munim, Mearim e Baixo Parnaíba.

Tramitação - O projeto aguarda votação na Assembléia Legislativa. Ao apresentar a proposta para a Abraço, Zé Carlos espera ampliar a rede de apoiadores à iniciativa, a partir da capilaridade em quase 200 municípios maranhenses onde as rádios comunitárias têm abrangência.

Para a diretoria da Abraço, são bem-vindas as parcerias pautadas nos compromissos com a ética na política, a exemplo do projeto Fica limpa, que pode ter como desdobramento a aglutinação das forças democráticas e progressistas que desejam ver o Maranhão livre da corrupção.

Apoio – O texto do projeto, acompanhado do abaixo-assinado, foi distribuído nas rádios Nativa (Miranda), Babaçu (Vitória do Mearim),  Progresso (Igarapé do Meio) e  Nova (Santa Inês), além das emissoras que participam, neste fim de semana, da oficina de radiojornalismo na região do Alto Turi, representando as cidades de Araguanã, Nova Olinda, Zé Doca, Maranhãozinho, Santa Luzia do Paruá, Junco, Centro do Guilherme e Governador Nunes Freire (Encruzo).

Nenhum comentário: