Compartilhe

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PAIS & FILHOS: O ATRASO SEGUE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Andrea é marionete do pai Ricardo Murad
Ainda vai demorar um tempo para mudar a cultura política no Maranhão.

Na Assembleia Legislativa, os principais embates oscilam entre os grupos familiares e suas relações com os cofres públicos.

A tribuna é sempre tomada pelos interesses das castas, representadas pelos detentores de mandatos.

Dois parlamentares ganham destaque: Andrea Murad (PMDB), filha do ex-todo-poderoso secretário de Saúde Ricardo Murad; e Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

O mandato de Andrea serve para defender o pai Ricardo, atacado pelos maus feitos na Saúde, durante o governo Roseana Sarney (PMDB).
Edivaldo Holanda representa os interesses do filho-prefeito
A atuação do pai do prefeito, Holandão, consiste em proteger a gestão do filho, Holandinha, sempre que criticado pelos opositores.

Assim, as famílias Murad e Holanda dominam a cena no parlamento.

A filha Andrea acoberta o pai. E o pai Edivaldo protege o filho.

O parlamento, que deveria ser o lugar de debates e proposições sobre o Maranhão, é transformado em campo de briga familiar.

Essas castas unem-se ou separam-se a cada eleição, de acordo com as conveniências, pouco importando os partidos, programas de governo ou “ideologia”.

A maioria dos demais deputados trata de seus interesses familiares nos municípios, controlando os negócios das prefeituras.

Em São Luís, uma nova família se projeta. O senador Roberto Rocha (PSB) quer fazer o filho-vereador Roberto Rocha Junior (PSB) prefeito da capital maranhense.

Roberto pai e Roberto Junior são, respectivamente, filho e neto do ex-governador do Maranhão Luiz Rocha (1983 – 1986)

Nesta guerra de pais e filhos, todos parecem descendentes políticos do mesmo criador – José Sarney – o demiurgo da prática oligárquica.

Nenhum comentário: