Compartilhe

quinta-feira, 30 de abril de 2015

FM NA NORUEGA NÃO ESTÁ MORTA, DIZ ASSOCIAÇÃO DE RÁDIO

Na manchete sobre o fim do FM analógico na Noruega estariam embutidos interesses comerciais dos Estados Unidos.

Além disso, as emissoras locais não querem mudar. Só 19% do público aderiu ao DAB (rádio digital) e a decisão depende do parlamento. 

Veja outra versão sobre o fim do rádio FM analógico norueguês no site radiosurvivor.com
Abaixo, a tradução:


Os relatos sobre morte da FM na Noruega são prematuros. Isso de acordo com a Associação Norueguesa Radio Local (NFL - Norske Lokalradio Forbund em norueguês), que enviou um comunicado à imprensa dizendo que 200 estações de rádios comerciais e comunitárias locais das quatro maiores cidades do país irão continuar com a radiodifusão analógica. As notícias apareceram na imprensa internacional nos últimos dias com o relato inicial de que a Noruega estaria encerrando o serviço de rádio FM em 2017.

No entanto, de acordo com a NFL, apenas 23 estações de rádio locais em Oslo, Bergen, Trondheim e Stavanger, juntamente com as principais emissoras nacionais, farão a transição do analógico para transmissão DAB digital. O grupo também destaca um relatório recente do Governo Statistical Bureau dizendo que apenas 19% da audiência da emissão de programa é em DAB, abaixo do limiar de 50% fixado como um pré-requisito para a mudança.

Aparentemente, o desligamento analógico ainda precisa da aprovação no Parlamento, onde tem o apoio da maioria, mas a oposição do Partido Progressista - parte do governo de coalizão – e do Partido Verde. Parte da oposição é baseada em reivindicações de grupos como o NLF que diz que a adoção do DAB foi estimulada pelo lobby da empresa Digitalradio Norge AS, e não pela demanda dos consumidores. Isso deve soar familiar para os críticos de rádio de HD nos EUA.

Há também a preocupação de que os motoristas estrangeiros de toda a Europa, onde a penetração DAB é muito menor, não tenham acesso a rádio ao visitar as principais cidades da Noruega, que teriam as notícias e informações como relatórios de tráfego e alertas de emergência interrompidas.

Admito que eu estava cético acerca das amplas reclamações fascinantes sobre a morte de FM na Noruega, especialmente uma vez que apenas as grandes estações nacionais foram mencionados no comunicado do Ministério da Cultura. Enquanto eu argumentei que o país era um caso isolado a fazer essa transição, eu deveria ter sido mais franco ao expressar minhas dúvidas de que ela iria afetar todas as estações FM.

Infelizmente, a minha incapacidade de ler norueguês dificultou a minha capacidade de fazer uma pesquisa melhor. Isso não é uma desculpa, por sinal. Agora eu descobri que o Google Translate faz um bom trabalho com o norueguês.

Por outro lado, isso é apenas mais uma lição de que eu, e os jornalistas em geral, não devemos abandonar o nosso olhar crítico em face de uma manchete atraente. Vou ficar de olho no que acontece na Noruega, porque os aspectos políticos e regulamentares certamente servirão de lição para a política de comunicação em todos os países.

Nenhum comentário: