Compartilhe

quarta-feira, 23 de março de 2011

ROSEANA E O PSDB DE MÃOS DADAS

Morreu soterrado pelas absurdidades da política maranhense o principal argumento da aliança eleitoral de 2010, qual seja: o PT deveria aliar-se ao PMDB de Roseana Sarney em nome de um suposto projeto nacional – a eleição de Dilma Roussef à Presidência da República.

Roseana e Dilma ganharam, mas no Maranhão a governadora anda de mãos dadas é com o PSDB, trocando constantes figurinhas com os prefeitos das duas maiores cidades: a capital São Luís, des(governada) por João Castelo; e Imperatriz, administrada por Sebastião Madeira.

O namoro do grupo Sarney com o PSDB é antigo. Roseana governou de 1994 a 2002 em parceria com Fernando Henrique Cardoso.
O presidente participou, inclusive, da inauguração do Pólo de Confecções de Rosário, um dos maiores escândalos de corrupção no Maranhão.

Na campanha de 2010 houve um acordo subterrâneo entre o deputado federal Roberto Rocha (PSDB) e o grupo Sarney.

Rocha saiu candidato ao Senado para rachar os votos da oposição, prejudicando o ex-governador José Reinaldo (PSB). Resultado: as duas vagas ficaram com os peemedebistas Edison Lobão e João Alberto, aliados do grupo Sarney.

Passada a eleição, a rádio Capital AM, de propriedade da família Rocha, outrora uma metralhadora virada “contra a oligarquia”, mudou radicalmente a linha editorial. É pró-Roseana.

PT APEQUENADO

Ao PT sarneísta, que se enganava e tentava enganar, sonhando com cargos estratégicos no governo Roseana, sobrou a vice-governadoria e a secretaria de Assuntos Institucionais, entregue a Rodrigo Comerciário, sem orçamento.

O casamento PT-Sarney foi com separação de bens.

Sobrou ainda ao PT sarneísta a má fama da corrupção. Na vice-governadoria está abrigado como assessor top o ex-secretário de Educação Anselmo Raposo, exonerado após denúncias de corrupção evidenciadas nos meios de comunicação da governadora (Sistema Mirante).

O presidente estadual do partido, Raimundo Monteiro, também assessora a vice-presidência, depois de acossado com um pedido de prisão, fruto denúncias de corrupção no Incra.

Integra também a vice-governadoria o ex-presidente da CUT e do PT de São Luís, Fernando Magalhães, beneficiário assumido de bolsa da Fapema sem nunca ter feito uma pesquisa.

Esta aliança PT-Sarney serviu para três coisas até agora: desmoralizou o PT, fragilizou o campo democrático-popular e deu fôlego ao principal inimigo do povo do Maranhão.

Imagem: PH Revista, jornal O Estado do MAranhão, 13 de março de 2011. Da esquerda para a direita: o vice-governador Washington Oliveira (PT), Gardenia Gonçalves (esposa do prefeito de São Luís), a cantora Alcione Marrom, o carnavalesco Joãozinho Trinta, a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito João Castelo (PSDB).

Nenhum comentário: