Compartilhe

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CASTELO VAI FICANDO PARA TRÁS

Os números do primeiro turno da eleição em São Luís demonstram que a população da capital deu as costas para o prefeito João Castelo (PSDB). O eleitor do tucano, que costumava estufar o peito, estava envergonhado.

Na véspera da eleição o Ibope apontava Castelo com 36% dos votos válidos contra 31% de Edivaldo Holanda Junior (PTC). Mas o sentimento das ruas, com o eleitor de Castelo encolhido, era de virada.

Quando as urnas abriram Holanda Junior surgiu com 36,44% e Castelo 30,60% de votos válidos.

O clima de virada tomou conta da população ainda no primeiro turno, fruto da rejeição da cidade à gestão desastrada do prefeito.

A derrota de Castelo é fruto do abandono da cidade, do lixo, dos buracos, das crianças sem aula no primeiro semestre e da arrogância do prefeito.

Se o tucano for derrotado, como prevêem os indicativos, será um fato raro na história eleitoral de São Luís nos últimos 20 anos, quando a reeleição é a regra ou o candidato indicado pelo prefeito entra na disputa com vantagem.

Castelo, no auge da arrogância, sequer foi capaz de agregar os partidos aliados na sua coligação. Perdeu o PDT, o PSB e o PPS. Só conseguiu montar uma chapa com o vice do próprio PSDB – Neto Evangelista.

Sem base partidária, rejeitado pela cidade, olhando no espelho uma gestão caótica, Castelo é como aqueles verbos conjugados no passado. Representa o tempo atrasado da política.

Nenhum comentário: