Compartilhe

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DOUTORANDOS COM JOÃO


Imagem da turma do doutorado em Comunicação (PUCRS/UFMA), sempre acompanhada do querido João (ao centro), filho de Flavia Moura e Eduardo Oliveira.

João é presença marcante nos intervalos das aulas, compartilhado e curtido por todos e já classificado como um nativo digital.

A disciplina Convergência e Ubiqüidade, ministrada pelo professor Eduardo Pellanda (PUCRS), encerra hoje ao final da tarde.

Ao longo da semana, Pellanda ministrou conteúdos fundamentais para a compreensão do mundo digitalizado e os desdobramentos na sociabilidade humana.

Da oralidade à ubiqüidade, as tecnologias de Comunicação passaram por transformações profundas, ensejando um cenário no qual coexistem e ressignificam-se as ferramentas primárias (como o impresso) e a cultura da convergência no ambiente digital.

Observa-se ainda como as noções de espaço, tempo e privacidade são alteradas no mundo contemporâneo, fruto da introdução dos dispositivos e plataformas que permitem “comprimir” o tempo, “reduzir” as distâncias e diluir as fronteiras entre os ambientes privado e público.

Pellanda também apresentou à turma várias experimentações e projetos concretos de utilização da internet móvel aplicados às cidades.

Durante a disciplina, os doutorandos desenvolveram quatro projetos focados em situações como: trânsito em São Luís, utilizando geolocalização e comando de voz; jornalismo colaborativo, com a produção de conteúdo pela comunidade; plataforma para acompanhamento de propostas durante e após as campanhas eleitorais; e um aplicativo visando otimizar a utilização do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFMA.

Foi uma semana intensa, fértil, produtiva e colaborativa entre o professor Pellanda e os doutorandos.

Valeu!

Um comentário:

FRANCIMARY disse...

Disso aí eu entendo e gosto. Deu vontade de ter assistido a essas aulas. Bjs