Compartilhe

terça-feira, 4 de junho de 2013

MARLON BOTÃO DEVE DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DO PT DE SÃO LUÍS


O coletivo Reage PT, não alinhado à oligarquia Sarney, analisa a possibilidade de montar uma chapa para concorrer ao diretório municipal do partido na capital. A chapa será liderada pelo relações públicas Marlon Botão (foto), ex-candidato a vereador em 2012 com 1390 votos.

A disputa será em novembro de 2013, no Processo de Eleição Direta (PED), que vai definir a composição dos diretórios municipais, estaduais e o nacional.

Marlon Botão militou no movimento estudantil e trabalhou em assessorias sindicais, tem experiência como publicitário e na área de comunicação organizacional. A candidatura está sendo construída coletivamente por militantes do PT inseridos em vários espaços de atuação: movimentos populares e estudantil, profissionais liberais, professores universitários, servidores públicos, ambientalistas, lideranças de bairros etc.

 
Na campanha de 2012, em panfletagem na porta da UFMA
“Temos uma concepção coletiva de partido. A política não deve ser feita com base no individualismo e sim na solidariedade, no compromisso e na coerência ideológica. É com esse sentimento que várias companheiras e companheiros estão construindo nossa candidatura”, destacou Botão.

O pré-candidato defende a retomada do PT alinhado às forças democráticas e populares do Maranhão, priorizando a aliança com o PCdoB em 2014, mas sem descartar o protagonismo do PT nas eleições majoritárias. “Acho que devemos fazer coligações e fortalecer a oposição, mas não podemos descartar também a importância do PT nos projetos de candidatura própria em outros momentos, como na eleição para prefeito de São Luís em 2016”, acentuou.

Concepção de partido

Na plataforma de campanha, ainda em fase de elaboração e recebimento de sugestões, Botão vai propor a reorganização do PT em núcleos de bairros e a inserção dos militantes e dirigentes nos debates sobre a gestão da cidade.

O partido político, entende o pré-candidato, tem uma função essencial na organização das pessoas para o exercício da cidadania e na construção do poder político que efetivamente interfere na vida das pessoas.

Coerência

O Reage PT integra o campo Resistência Petista, formado por vários agrupamentos que se recusaram a compor a aliança com a oligarquia Sarney e fizeram campanha para Flavio Dino (PCdoB) em 2010.

Durante a eleição de 2012, Botão enfrentou o grupo liderado pelo vice-governador Washington Oliveira (WO), então candidato a prefeito de São Luís. À época, Marlon recusou-se a pedir votos para WO na propaganda de rádio e TV e foi censurado no horário eleitoral.

Mesmo sob censura, a candidatura de Marlon teve um dos melhores desempenhos eleitorais e políticos, demarcando a oposição tanto a João Castelo (PSDB) quanto à oligarquia Sarney.

“Denunciamos a censura interna do PT vassalo da oligarquia e mesmo ficando fora do horário eleitoral tivemos uma boa votação, ao contrário do vice-governador e candidato a prefeito WO, que teve o apoio dos governos federal e estadual e só chegou a 11,02% dos votos”, comparou.

Nenhum comentário: