Compartilhe

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RÁDIOS COMUNITÁRIAS PARTICIPAM DO 5º CONGRESSO ESTADUAL DA ABRAÇO-MA

Começa hoje, às 19 horas, o 5º Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA). O evento será realizado até 1º de agosto, no Cesir/Fetaema, na estrada do Araçagi, reunindo comunicadores(as) das emissoras comunitárias de todas as regiões do estado.

O congresso terá palestras, painéis e debate sobre conjuntura nacional e estadual, com ênfase no papel das rádios comunitárias na luta pela democratização da comunicação. No evento também será eleita a nova diretoria da Abraço-MA e aprovado o plano de trabalho para os próximos três anos. Serão eleitos também os representantes do Maranhão ao Congresso Nacional da Abraço.

Parte do evento será dedicada a ouvir as sugestões, críticas e propostas dos representantes das emissoras sobre a condução da Abraço no Maranhão, com o objetivo de colher subsídios para elaborar o planejamento estratégico de lutas das rádios comunitárias.

Campanha - A solenidade de abertura começa às 19 horas de sexta-feira 30, seguida de uma palestra sobre a campanha “Para expressar a liberdade: uma nova lei para um novo tempo”, proferida pelo professor da UFMA Ed Wilson Araújo. A campanha, organizada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), visa colher assinaturas para ingressar com projeto de lei de iniciativa popular visando regulamentar os artigos da Constituição Federal de 1988 relacionados à liberdade de expressão e manifestação do pensamento, defesa do conteúdo nacional, produção independente, distribuição de verbas publicitárias e valorização da comunicação pública.

A Abraço Maranhão vai se engajar na campanha e deflagrar a coleta de assinaturas no Maranhão. A meta do FNDC é reunir 1,3 milhão de assinaturas para subsidiar o projeto de lei de iniciativa popular. No Brasil já existem 39 entidades envolvidas na campanha.

“O 5º Congresso da Abraço no Maranhão será um momento importante para que as rádios comunitárias se envolvam com mais força na luta nacional pela democratização da comunicação e essa campanha do FNDC é muito importante para todas as pessoas que interagem com os meios de comunicação”, explicou o presidente da Abraço MA, Luis Augusto Silva Nascimento, diretor da rádio Bacanga FM.

Mulheres – Durante o congresso haverá um painel sobre a participação das mulheres no movimento de rádios comunitárias, com a participação da professora doutora do departamento de Biblioteconomia da UFMA, Mary Ferreira.

O congresso tem o apoio da Prefeitura de São Luis, que será representada pelo secretário municipal de Comunicação, Marcio Jerry, um dos fundadores e ex-presidente da Abraço no Maranhão. Dialogar com os movimentos sociais também é um dos objetivos do congresso, que terá um painel com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nenhum comentário: