Compartilhe

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CAMILA REIS BRITO LANÇA LIVRO DE PARTITURAS

A cantora Camila Reis lança seu primeiro livro - “Cantigas Divinas” -  com partituras de canções das festas do Divino Espírito Santo e do Cacuriá. O lançamento acontece dia 17 de junho, 19h, no Laborarte
“Cantigas Divinas” é um livro de partituras de composições da Festa do Divino Espírito Santo e do Cacuriá. É o primeiro registro dessas canções no formato de partitura melódica e rítmica. O livro é composto por vinte cantigas em linguagem infantil e didática, sendo acessível tanto para crianças em iniciação musical quanto para adultos e educadores. As transcrições das partituras foram feitas pelo compositor, pesquisador e educador musical, Gustavo Santos Correia. As ilustrações são de Layo Bulhão.

O objetivo principal do projeto é dispor estas cantigas em formato acessível para crianças e para trabalhos de iniciação musical e dessa maneira garantir a preservação e difusão dessas obras entre jovens, já que as festividades do Divino Espírito Santo pouco atraem jovens, que cada vez mais se distanciam desta parte da cultura maranhense. Os livros serão distribuídos gratuitamente em instituições de ensino musical, bibliotecas, escolas etc.

A autora

Camila Reis Brito é uma artista popular. “Sou uma aprendiz com muitos mestres e professores, entre eles Nelson Brito e Rosa Reis, meus pais. Faço parte do grupo LABORARTE, onde participo do Cacuriá de Dona Teté e de atividades de música, teatro e dança. Estudo na EMEM – Escola de Música do Maranhão e nas rodas da cultura popular maranhense, amo muito o faço. Este livro é minha primeira obra publicada”.

O Divino

A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação oriunda do catolicismo, presente em quase todo território brasileiro, entretanto no Maranhão ela apresenta duas peculiaridades: a presença marcante de mulheres – as caixeiras, que tocam um instrumento percussivo denominado caixa do divino, e a inclusão destas festas nos calendários de terreiros de tambor de mina, casas de culto afro-maranhenses. Segundo o antropólogo Sergio Ferretti, em São Luís “quase todos os terreiros de mina organizam, uma vez por ano, uma festa do Divino em homenagem à entidade importante da comunidade religiosa”. Por serem festividades de cunho religioso e ligada a comunidades negras, mesmo com todo reconhecimento de sua importância cultural, essas festas têm pouca visibilidade e acessibilidade de grande parte da população, seja por desconhecimento, seja por preconceitos. 

Entretanto, o cacuriá, dança folclórica nascida no final dos anos setenta que utiliza músicas da festa do Divino, é uma manifestação de grande identificação entre jovens e crianças, somente na cidade de São Luís existem mais de oitenta grupos de cacuriá formados por jovens e crianças, além de ser uma dança acolhida por muitas escolas em confraternizações juninas.

O projeto “Cantigas Divinas” busca amenizar este contexto de desconhecimento e desligamento de jovens com a Festa do Divino Espírito Santo e com a cultura popular maranhense que é essencialmente afro-brasileira, sendo que a produção do livro “Cantigas das Caixeiras do Divino” é um registro e uma possibilidade de acesso às músicas da festa do Divino. Vale ressaltar que será este primeiro registro em partitura dessas cantigas. Outra possibilidade que este projeto objetiva é a de associação entre a iniciação musical e a cultura popular local, já que no Maranhão não há registro de canções folclóricas locais e nas instituições de educação musical, em sua maioria, utilizam métodos e livros de partituras com cantigas folclóricas europeias.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “Cantigas Divinas” de Camila Reis Brito

Quando: 17 de junho, 19h

Onde: Laborarte, rua Jansen Müller, 42

*entrada gratuita

Informações:

Maristela Sena: 99974 0228/98260 9969

Camila Reis: 988134525

Nenhum comentário: