Compartilhe

terça-feira, 30 de junho de 2015

ECOPRODUTO DE TALO DE BURITI EM MOSTRA NA CASA DO MARANHÃO

Mostra de Artesanato acontece de 1º a 15 de julho


A Mostra de Artesanato “Arte é vida” a ser realizada de 1º a 15 de julho de 2015, na Casa do Maranhão, é a primeira grande Mostra do artesão maranhense de Caxias, Luiz Gonzaga Júnior em sua terra.

A Mostra expõe aos maranhenses a linha de produtos gerada a partir do talo de buriti, coletado sob manejo sustentável (o talo rasteiro que resseca no brejo é utilizado prioritariamente).

Para a seleção da matéria prima em ambiente natural o artesão adota técnica desenvolvida a partir de pesquisas de campo feitas em 2009, na região de Brejinho, em Caxias (MA), em interação com mateiros e pesquisadores designers de produto, acerca da sua resistência, adaptabilidade e manejo para o artesanato. “A facilidade no uso, maior resistência da fibra e seu crescimento (com talo crescendo até 12 metros em palmeiras com até 40 metros) são vantagens do nosso buriti dos brejos”, destaca o Sr. Luiz Gonzaga.



O Sr. Luiz tem se aperfeiçoado de forma a promover maior eficácia no manejo da palmeira de buriti, ao utilizar 100% da matéria prima coletada, agregando aspectos de caráter sustentável a este artesanato. Assim, configurando-o como um ecoproduto em potencial, vez que agrega valores culturais e aproveitamento de materiais na linha de produção.

Mais recentemente, radicado na Ilha de São Luís, agregou novas matérias primas, abundantes nessa região, tais como: conchas de moluscos (sarnambi, sururu, ostras etc.); sementes da flora maranhense, como as do “pente de macaco” (Apeiba tibourbou), Leucena sp., entre outras. Além de azulejos que agregam à identidade vinculada ao casario da capital maranhense.


Com essa combinação de matérias-primas e aperfeiçoamento de técnicas, com o uso do talo de buriti, o artesão mostrará sua linha de produtos que envolve mobiliário: jogos de mesas e cadeiras, sofás, camas, guarda-roupas, petisqueira, bancos e banquetas; e objetos decorativos: forros, revestimentos de parede, cachepôs, mandalas, porta-trecos, quadros etc.

 TRAJETÓRIA DO ARTESÃO


Luiz Gonzaga Neto é maranhense de Caxias, leste do Estado, e tem 48 anos. Radicou-se em Teresina desde 1967; há 15 anos, passou a desenvolver a arte de buriti. Desde então, aperfeiçoa e capacita para o desenvolvimento do associativismo e desse artesanato; participando de encontros nacionais e regionais, como: a Exposição Mãos do Brasil – Salão de Artesanato, em São Paulo (2014); o 6º Salão de Turismo de São Paulo - Roteiros do Brasil (2011); o Programa do Artesanato Brasileiro (2010) entre outros.
O artesão é também instrutor de artesanato de diversas instituições como o Senar-PI, a Fundação Wall Ferraz, Prefeitura Municipal de Teresina, PI; do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Piauí (Prodart-PI); da Fundação Deputado Humberto Reis da Silveira (Fundalegis-PI) e Sebrae, na área de artesanato. É fundador e ex-presidente da Associação dos Artesãos da Casa de Taipa do Piauí.

Luzenice Macedo
Casa d’Arte Centro de Cultura
Apoio Cultural
SERVIÇO:
Mostra de Artesanato “Arte é vida”
Artesão Luiz Gonzaga Neto
Período: 1º a  15 de Julho de 2015, das 9h às 17h
Entrada franca

Local: Casa do Maranhão
Praça do Catraieiro, Praia Grande, São Luís, MA

Apoio: Instituto Maranhão Sustentável e Casa d’Arte Centro de Cultura
Contato:
Luzenice Macedo
(98)99974-9366

Contato do artesão:
Luiz Gonzaga Neto
Rua 9, Lote 30, Residencial Vista ao Mar
Alto do Farol, Raposa (MA)
(98) 98900-2033; 8204-0143; 9156-0999
Facebook: Luiz Gonzaga Neto
Instagram: casadetaipa.brasil

Shype: casadetaipa1

Nenhum comentário: