Compartilhe

domingo, 26 de abril de 2015

GOVERNO REATIVA LEILÕES DE VEÍCULOS PARA ACABAR COM SUPERLOTAÇÃO NOS PÁTIOS DAS CIRETRANS

Leilões visam esvaziar os pátios cheios de veículos apreendidos no Maranhão
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou neste fim de semana o segundo leilão do ano de veículos e motos apreendidos e não reclamados por seus proprietários há mais de três meses. Todos os 265 lotes colocados à venda foram arrematados. Só este ano, quase mil veículos abandonados nos pátios do órgão foram a leilão.

O primeiro pregão do segundo Leilão de 2015, realizado no sábado (25), na sede da empresa Vip Leilões, registrou a presença de 250 pessoas. Outras 23 mil pessoas de todo o país acompanharam o leilão pela internet. Ao todo foram negociados 265 lotes, entre automóveis, carros e sucatas abrigados nos pátios do Detran-MA de São Luís e das Ciretrans de Açailândia, Balsas, Codó, Bacabal, Santa Inês e Imperatriz.

Os leilões são a principal estratégia adotada pelo Detran-MA para acabar com o enorme quantitativo de veículos acumulados nos pátios das Ciretrans do estado, uma herança problemática deixada pelo governo passado. “A superlotação dos pátios das Ciretrans se agravou devido aos poucos leilões realizados durante toda a antiga gestão do Detran-MA. Em 2014, por exemplo, apenas quatro leilões foram realizados, o que contribuiu bastante para a quantidade de automóveis encontrados atualmente nos pátios das circunscrições do interior”, explica o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

Desde outubro de 2014 não era feito nenhum planejamento para a realização de leilões de veículos abandonados nos pátios do órgão, tarefa resolvida de imediato pela atual direção do órgão, que já programou leilões para serem realizados até agosto.

“Encontramos diversos veículos acumulados nas Ciretrans, devido à falta de planejamento e realização dos leilões. Esse é o nosso segundo leilão e já temos programado outros 12 leilões para este ano. Com transparência e dignidade estamos conseguindo realizar um bom trabalho para a população”, reforça Antônio Nunes.

O lavrador Irisvaldo Marques soube pela internet da realização do leilão e imaginou que seria uma boa oportunidade para conseguir peças de qualidade a custos mais baixos. “Esse foi o primeiro leilão que participei e consegui arrematar um veículo”, disse.

Somente com os dois leilões realizados pelo Detran-MA em 2015, foram leiloados 896 veículos e 1.361 já estão disponíveis para os próximos leilões. Além de esvaziar os pátios, os leilões têm como objetivo mostrar para a sociedade que um veículo apreendido, caso não seja recuperado pelo proprietário, será alienado como prevê o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro. O terceiro leilão deste ano está previsto para o dia 22 de maio.

Agência Secom / Fotos: Ademir Soares

Nenhum comentário: