Compartilhe

domingo, 3 de janeiro de 2016

A CAPA DURA DO JORNAL PEQUENO

A edição deste domingo do Jornal Pequeno (JP) utilizou quase a metade da primeira página com a imagem da rua 1, do Cohajap, tomada por crateras que "engoliram" um ônibus.

O afundamento do asfalto ocorreu após a primeira (e única até agora) chuva de 2016.
  
A legenda do JP contém seis linhas de revolta e finaliza com uma frase cortante: Mas São Luís é resistente, como o Maranhão foi resistente até que, tal qual o asfalto da rua 1 do Cohajap, quem não cuidou dele foi escorraçado e 'mandado pastar'!

A capa do JP é uma crítica direta ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e indireta ao governador Flávio Dino (PCdoB), parceiros no programa "Mais Asfalto", que vem pavimentando centenas de ruas esburacadas em São Luís.

O "Mais Asfalto" é a tábua de salvação do governo para o prefeito Edvaldo Junior, muito mal avaliado e correndo sério risco de não se reeleger.

A qualidade do pavimento colocado nas ruas só será testada com as chuvas. Se forem escassas, ajudam o prefeito na reeleição.

Embora a foto faça referência ao asfalto, as crateras abriram devido a um trabalho mal feito na rede de esgoto, sob a responsabilidade da empresa Artec, já acionada pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) para corrigir os erros.

Veja o release da Caema:

CAEMA ACIONA EMPRESA PARA RECUPERAR DANOS EM OBRA DE ESGOTAMENTO NO BAIRRO COHAJAP

Funcionários da Artec já foram acionados para reparar o erro na obra que provocou as crateras
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) acionou a construtora Artec, responsável por obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em São Luís, para fazer a recuperação da erosão na Rua 1, no bairro Cohajap, onde foi implantada rede de esgoto. O problema foi ocasionado por uma acomodação do solo que apresentou problemas de compactação. Com a chuva, ocorreram infiltrações no pavimento que provocaram a erosão.

“Numa obra desse tamanho, que deverá tirar a capital da idade média em termos de coleta do esgotamento sanitário, contratempos podem acontecer. Tomamos como providência acionar imediatamente a empresa responsável para corrigir eventuais danos à infraestrutura dos locais onde ocorrem etapas das obras, sobretudo nesse período de chuvas”, informou o presidente da Caema, Davi Teles.

O trabalho a ser realizado pela Artec consiste na troca de todo o material extraviado para uma nova compactação em um trecho de aproximadamente 200 metros. Em seguida, a empresa realizará o trabalho de asfaltamento. Devido à acomodação do solo, algumas ligações de esgoto de residências foram rompidas e agora estão sendo religadas à rede.

As obras de ampliação do sistema de esgotamento estão sendo realizadas com recursos do PAC Saneamento, com contrapartida do Tesouro Estadual, o objetivo é elevar o índice de tratamento de esgoto em São Luís dos atuais 4% para 70%, quando todas as obras estiverem concluídas.

“Trata-se de uma obra de grande envergadura que atinge grande parte da Ilha. O Governo do Estado está investindo R$ 337 milhões na construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto nos bairro do Anil e Vinhais, dezenas de elevatórias, além da ampliação das Estações do Jaracati e do Bacanga”, explicou Davi Teles.

Secom

3 comentários:

Anônimo disse...

Criticar o ocorrido é necessário, mas é sempre bom ver a verdade por trás dos fatos, esse talvez tenha sido o único blog que expôs a origem do problema e não simplesmente resolveu aproveitar o problema para denigrir a imagem do atual gestor.

Anônimo disse...

Um problema provocado por um trabalho mal feito da CAEMA, claro que não isenta a prefeitura de certa responsabilidade, mas criticar todo um trabalho de asfaltamento realizado na cidade, coisa que alguns blogueiros estão fazendo, é falta de caráter.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Tento manter o equilíbrio no blogue, sem paixões e fundamentalismos. Até porque os grupos e lideranças que hoje se atacam, amanhã podem fazer alianças. Se eu tiver uma posição fundamentalista no blogue, fica difícil enxergar a realidade.