Compartilhe

sábado, 22 de junho de 2013

MULTIDÃO VOLTA ÀS RUAS EM SÃO LUIS, MAS O PROTESTO TEVE PELEGAGEM DO PMDB

Nem a chuva segurou a multidão na ponte José Sarney. Foto: Murilo Santos.
A chuva torrencial, os bloqueios da SMTT em vários pontos da cidade e a pelegagem da Juventude do PMDB não conseguiram impedir que milhares de pessoas voltassem às ruas de São Luís, neste sábado, para retomar a mobilização.

Além dos bloqueios da Prefeitura, todo o aparato repressivo da Secretaria de Segurança (soldados, viaturas, tropa de choque, cavalaria e helicópteros do GTA) foi colocado nas ruas para reprimir os protestos. A polícia concentrou maior força nos acessos ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, para onde os manifestantes dirigiram-se no início, sem conseguir furar o bloqueio.
SMTT bloqueou os acessos em vários pontos da cidade
Parte da multidão atravessou a ponte José Sarney, mas foi contida pela polícia no retorno do São Francisco, onde a manifestação se dispersou e um grupo seguiu para a Assembleia Legislativa, na avenida Jerônimo de Albuquerque.
 
Manifestantes a caminho da praça Maria Aragão. Foto: Israel de Napoli
Desde ontem, o governo Roseana Sarney (PMDB) vinha espalhando um clima de terror na cidade, que culminou com o anúncio de fechamento dos arraiais dos festejos juninos, na tentativa de desarticular a mobilização.

Mesmo assim, milhares de pessoas compareceram ao protesto e mais uma vez demonstraram disposição de seguir lutando por mobilidade, mais recursos para a saúde e a educação, por reforma política, contra a PEC 37 (que reduz o poder de investigação do Ministério Público) e repúdio às atrocidades cometidas pelo deputado pastor Marco Feliciano (PSC) na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.
 
Multidão atravessou a ponte São Francisco e marchou na avenida Castelo Branco
Os gastos abusivos de recursos públicos com as obras faraônicas de construção dos estádios para as copas também voltaram a ser criticados nos cartazes, faixas, banners e nas palavras de ordem.

PMDB TENTA ESVAZIAR NO FINAL

Parecia coisa de amador, mas era profissional. No fim da tarde, o carro de som da Juventude do PMDB protagonizou uma das cenas mais repugnantes da manifestação.

A ponte do São Francisco e parte da avenida Beira-Mar estavam tomadas por milhares de pessoas, aguardando uma decisão sobre o roteiro final do protesto.

Os "militantes" peemedebistas revezavam-se ao microfone explicitando em alto e bom som um suposto desentendimento sobre qual destino seguir. Enquanto a massa gritava "palácio, palácio", sugerindo a marcha rumo à sede do governo estadual, a Juventude do PMDB empacava na cabeceira da ponte, sem tomar uma posição diante dos manifestantes.

Mas o absurdo ainda estava por vir, quando um dos oradores pediu uma vaia nas pessoas que estavam sentadas, supostamente impedindo a retomada da passeata. Detalhe: não havia ninguém sentado. Todas as pessoas estavam de pé, na ponte e espalhadas na avenida Beira-Mar.
Manifestantes permaneceram na rua após a debandada do PMDB
Jornalistas que acompanhavam de perto o carro de som ficaram revoltados com o pedido de vaia, feito pelo menino peemedebista, contra os próprios manifestantes que aguardavam o deslocamento do veículo.

Sem apoio dos manifestantes, só restou ao carro de som do PMDB bater em retirada, pegando uma sonora vaia da multidão.

Para brindar o sucesso da luta e o ocaso dos pelegos, um arco-íris pintou no céu da ilha rebelde.
O colorido da manifestação repercutiu no céu. Foto: Ed Wilson Araújo
E assim terminou mais um dia de protestos em São Luís.

2 comentários:

Unknown disse...

Já passamos das 500 assinaturas. Precisamos de muito mais. Vamos passar das 1000 assinaturas nas próximas 24 horas. Compartilhem e enviem aos seus contatos de e-mail. A causa é nobre. Impeachment de Roseana AGORA!

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N41676

Anônimo disse...

Chega do Maranhao ser opior em todas as pesquisas,está estrategia de usar a mirante pra iludir a população não cola mais,o Maranhão é de todos os Maranhenses.e vc lembra ?que ela falou que iria fazer o melhor governo da vida dela,está fazendo o pior,e se Dilma vim aqui para pedir voto para candidato de sarney,vai pegar ferro.Impeachment já fora Roseana Sarney